Bem escrever e bem falar constituem hoje, mais do que nunca, imperativos de sucesso. Fazermo-nos entender não só facilita a comunicação como transmite aos outros a nossa mais benéfica imagem, proporcionando-nos mais e melhores oportunidades a todos os níveis.

Na verdade, as exigências que a sociedade ora nos coloca impõem um domínio irrepreensível da língua, patente em todas as situações do dia-a-dia: no emprego, na universidade e nos relacionamentos sociais em geral.

Todavia, é nos contextos laboral e académico que uma comunicação correta, adequada e eficaz se afigura ainda mais importante. De facto, a redação de textos, quer sejam relatórios, atas, trabalhos académicos, teses, cartas, artigos ou palestras requer uma atenção especial nos mais diversos aspetos.

É contudo normal que, após algum tempo investido na elaboração de um texto, percamos distanciamento e a noção do todo. Ao rever e editar o nosso trabalho há aspetos que passam despercebidos. Nada mais natural, mas é esse o momento adequado para requisitar serviços especializados de revisão e edição.

O olhar de um terceiro que toma contacto pela primeira vez com o nosso trabalho revela-se inestimável para detetar gralhas, incoerências ou outras situações que, de forma natural, ocorrem durante o processo de escrita, em particular se este foi prolongado.

Para usufruir da melhor forma de serviços profissionais em termos de revisão e edição de texto fornecemos-lhe em seguida algumas sugestões:

1 – Faça uma pesquisa de mercado. Procure um profissional idóneo e experiente. Pesquise na Internet a melhor opção e esforce-se por encontrar todas as informações disponíveis acerca da mesma. Dessa forma, saberá o que esperar do trabalho realizado pelo profissional em questão.

2 – Contate telefonicamente o profissional escolhido. A melhor forma de estabelecer uma relação de confiança é ouvindo a voz do outro.

3 – Explique em detalhe, logo no primeiro contacto, aquilo que pretende, bem como a natureza e dimensão do trabalho. Essas informações são determinantes para que o profissional lhe forneça um orçamento adequado e possa organizar melhor o seu trabalho.

4 – Peça ao profissional que o informe regularmente sobre o decorrer do processo, fazendo pontos da situação regulares. Lembre-se: o cumprimento de prazos é essencial.

5 – Se gostar do trabalho efetuado indique esse profissional a terceiros. Afinal, um cliente satisfeito constitui a melhor forma de marketing.

http://revisaotexto.weebly.com/