Muitas pessoas compram um aparelho de ar condicionado para refrigerar o ar em seu ambiente. Mas todo o cuidado é pouco na hora de escolher o seu aparelho. O ideal é que você saiba como escolher o melhor ar condicionado para suas necessidades.

 Primeiramente você deve verificar o ambiente em que ele será instalado como a incidência do sol, o número de pessoas e as dimensões do cômodo. Esses fatores interferem muito no tipo de ar condicionado você vai comprar, como a potência do aparelho. A essa potência damos o nome de BTU, que serve para dimensionar a quantidade que precisa ser adicionada ou retirada de um ambiente, para total conforto. Os BTU vão de 7.000 a até 30.000 (ideal para um ambiente que tem 60 metros quadrados).

 Mas não se esqueça de olhar a etiqueta vermelha do produto, pois ela especifica se o aparelho é muito econômico (A) ou não (E). Outra dica para que o seu consumo de energia não aumente é, durante o uso do aparelho, fechar as portas e as janelas para evitar que a sua eficiência seja prejudicada. Pois além do aumento da energia, você passará frio ou calor.

 Os tipos de ar condicionado são: Janela (condensador e o evaporador em um mesmo aparelho), portátil (além de reunir o evaporador e o condensador em um mesmo ambiente, precisam de um duto para que se direcione o ar quente fora do ambiente) e o split, multisplit e cassete (estes são aparelhos mais silenciosos com a unidade condensadora separada da evaporadora).

 Muitas pessoas não sabem que os aparelhos de ar condicionado podem se tornar em um grande vilão. Isso porque elas não levam à risca a manutenção do aparelho e a limpeza dos filtros, gerando distúrbios respiratórios. Se os filtros não forem limpos corretamente, eles acumulam bactérias, fungos, ácaros e mofos causando sinusite e outros problemas respiratórios.