Não é de hoje que é mais do que importante escolher um bom antivírus para o seu computador. Os vírus, hackers, entre outros, são ameaças constantes aos internautas, ainda mais hoje em dia, quando as pessoas triplicaram os arquivos que costumam fazer download pela web. Para saber como escolher um antivírus para o seu computador, existem sites que avaliam os antivírus e tornam públicos os seus resultados.

Um deles e mais conhecido é o AV-Comparatives, que avalia e depois compartilha os testes que fazem a respeito da eficiência de cada antivírus existente no mercado. Já o site Virus Bulletin, que também realiza testes com antivírus, costuma informar quais deles são mais atuais e quais estão falhando mais ao detectar os problemas que deve prevenir.

Menos confiáveis, pois não informam a metodologia que usam, porém, que também podem trazer informações úteis sobre os melhores antivírus, são as revistas de informática norte-americanas PC Magazine, que também traz os antivírus mais populares, e a PC World, que conta com o Top Antivirus Softwares. Já na classificação da AV-Comparatives, os dez melhores antivírus em relação à segurança de software, são os seguintes, na sua classificação do ranking mundial: Kasperky, F-Secure, Avira, Bit Defender, EsetNod 32, GData, Panda, AVG, Microsoft e McAfee.

No entanto, na hora de escolher um deles para o seu computador, é preciso optar por aquele que melhor se adéqua a sua máquina, para que o seu trabalho seja realmente eficaz. Para tanto, é preciso saber quanto de espaço em seu disco rígido o antivírus vai ocupar e se ele não vai ficar muito lento. No caso de ser um antivírus pago, avalie o seu custo benefício e se você poderá pagá-lo. Para computadores domésticos, existem bons softwares gratuitos.

Pesquise sobre a eficiência dos antivírus antes de optar por um deles, e qual o nível de sucesso que possuem para detectarem os vírus mais conhecidos. Também é importante que você escolha um antivírus que tenha capacidade de identificar novos vírus, seja atualizado frequentemente, você se adapte e consiga usar de forma fácil e simples e esteja em português, se você não dominar outro idioma.