Dicas sobre o TCC

 

 

 

Para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, o primeiro passo deve ser a escolha do tema. Essa escolha deve ser bem analisada, pois será um longo período lendo artigos sobre o mesmo assunto. Seguem algumas dicas importantes para alcançar o sucesso no TCC:

 

  • Para escolher o tema, primeiro deve-se escolher por qual área do direito você tem mais interesse, mais afinidades, inclusive mais curiosidade. Nem sempre a área que atuamos em um estágio, por exemplo, é área que mais gostamos.
  • Lembre-se que o tema escolhido deve ser interessante, pelo menos pra você, pois terá que fazer muitas leituras de artigos, doutrinas notícias, etc. Como o TCC é um trabalho de pesquisa, é importante gostar do assunto, assim você terá vontade de pesquisar sobre o tema.
  • Quanto mais conhecido o assunto, mais fácil será de encontrar doutrinas, no entanto, os professores da banca também podem exigir que a pesquisa seja mais “profunda”, com mais detalhes. Já o assunto menos conhecido ou menos comentado, às vezes, torna-se um problema de se encontrar doutrina, mas dependendo de seu espírito aventureiro, este desafio pode servir de entusiasmo para o desenvolvimento da pesquisa.
  • O orientador é escolhido pelo tema a ser desenvolvido, e é muito importante que se tenha uma afinidade com o orientador. Ele será o seu melhor amigo durante esse processo. É a ele que você vai recorrer quando tiver dúvidas.

 

 

 

 

 

Sobre esse tema, Umberto Eco escreveu COMO SE FAZ UMA TESE, e dentro deste texto cito:

 

A todos o presente livro gostaria de sugerir ao menos duas coisas:

 

- Pode-se preparar uma tese digna mesmo que se esteja numa situação difícil, que se ressente de discriminações remotas ou recentes;

 

- Pode-se utilizar a ocasião da tese (mesmo se o resto do curso universitário foi decepcionante ou frustrante) para recuperar i sentido positivo e progressivo do estudo, entendido não como coleta de noções, mas como elaboração crítica de uma experiência, aquisição de uma capacidade (útil para o futuro) de identificar os problemas, encará-los com método e expô-los segundo certas técnicas de comunicação.

 

O importante é fazer as coisas com gosto. E se escolheu um tema que lhe interessa, se decidiu dedicar realmente à tese o período, mesmo curto, que lhe foi prefixado (sugerimos um limite mínimo de seis meses), verá agora que a tese pode ser vivida como um jogo, como uma aposta, como uma caça ao tesouro.

 

 

 

Faça algo que realmente te interesse, será um prazer trabalhar em seu TCC, e poderá ainda ser um grande aliado caso queira fazer o Mestrado.