Uma das coisas mais importantes quando se fala em escolher um cachorro para chamar de seu é qual o temperamento do cão que desejo? Para responder a esta pergunta, é bom pensar em escolher um que corresponda ao seu próprio temperamento, pois nem todos os cachorros se desenvolvem como desejamos. Se você é nervoso, impaciente, de natureza irritável, não deve comprar, como é evidente, um exemplar de uma raça que irrita mais ainda e anda sempre numa roda-viva. Neste caso é bem melhor continuar brincando em jogos de veterinária. Se tiver crianças, é preferível uma raça cujos representantes, comprovadamente, serão bons camaradas para seus filhos.

Uma regra, porém, se impõe — antes que você se familiarize com a ideia de ter um hóspede canino: as pessoas insensíveis às manifestações da natureza e destituídas de sentimento para com os entes que ela criou jamais deverão tentar a posse de um cão. Ele nos presenteia dia por dia com o seu afeto. E nós somente devemos acolhê-lo se pudermos dispensar ao novo amigo todos os cuidados e, sobretudo, compreensão e amor.

Além disso, é importante saber se quer um macho ou uma fêmea? Este é outro problema que você deve resolver logo de início é o do sexo.
Enquanto antigamente eram atribuídos ao macho todos os privilégios, nos últimos anos cresceu a noção de que a cadela também tem as suas grandes vantagens, muitas vezes até superiores às do macho.

Não pretendo negar que ele possui aparência mais robusta: personifica mais a majestade. Mas quando confrontamos os dois sexos, verificamos que a cadela é mais meiga e liga-se com maior facilidade à casa, isto é, mostra-se mais devotada ao dono do que um macho. Além disso, é excelente vigilante, muito desconfiada, e não se deixa dissuadir facilmente da guarda da casa.
A opinião errônea de que a cadela traz muitos incômodos, que o cio é um estado perpétuo e que a fêmea é antiestética e maníaca por machos tem levado muitos pretendentes à desistência. No entanto, o cio demora apenas três semanas (duas vezes por ano) e durante todo este tempo a cadela se mostra, como sempre, afeiçoada, devotada, amorosa e também — nas raças de cães de guarda — tão enérgica na proteção da casa como um macho.

Existem medidas tão simples para impedir a aproximação e o "estacionamento" de machos junto ao portão da rua durante o cio da fêmea que ninguém perceberá quando ele começa e quando termina: basta conter a cadela no fundo do quintal e longe da cerca do jardim da frente para que seus "namorados" não a molestem. Depende unicamente de nós a solução deste suposto problema.
Outro obstáculo que costuma comprometer a ideia da aquisição de uma cadela é o receio de que esta, não sendo coberta, adoeça. Também isto não é verdade. Existem milhares delas que nunca tiveram filhos e gozam de excelente saúde, mesmo em idade avançada.

Agora, se você, depois dessas dicas, acha que não tem condições de ter um animal de estimação, prefira continuar brincando com jogos de cuidar de animais que é o melhor que você faz… pra você e, principalmente, para os bichos que nada têm a ver com suas escolhas erradas.