A franquia é uma forma de negócio que tem sido bastante utilizada pelos empreendedores brasileiros. Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: o franqueador, detentor da marca, do know-how do negócio e dos direitos autorais, concede ao franqueado o direito de usar a marca e o modelo de negócio para desenvolver sua própria franquia.

Uma das franquias mais conhecidas é a do McDonalds.

O que é uma franquia?

Uma franquia é um tipo de acordo comercial em que uma pessoa ou empresa (franqueadora) concede a outra (franqueado) o direito de usar sua marca, know-how e modelo de negócio para exploração de um determinado produto ou serviço.

Para isso, é cobrada uma taxa pelo uso da marca e outros royalties, além de um valor para a compra do know-how. Em troca, o franqueador oferece acesso a treinamentos, manuais, orientações e materiais promocionais. Ou seja: é uma relação em que há investimentos recíprocos.

A franquia surge como alternativa para quem deseja investir em um negócio próprio, mas não tem experiência suficiente na área escolhida ou não quer correr os riscos inerentes a qualquer empreendimento.

Além disso, contar com uma marca já consagrada no mercado facilita muito.

Tipos de franquias

Existem três tipos principais de franquias: franquias de marca, franquias de produto e franquias de serviço. As franquias de marca são aquelas que usam a marca ou o nome da empresa para se identificar, como é o caso da McDonald's. Já as franquias de produto são aquelas que vendem um determinado produto, como é o caso da rede Subway. Por fim, as franquias de serviços prestam um determinado tipo de serviço, como é o caso da limpeza e higienização da rede H&M.

Vantagens de utilizar uma franquia

Quando o assunto é franquia, é comum que surgam dúvidas sobre os prós e contras de utilizar este modelo de negócio. Afinal, a franquia pode ser uma ótima opção para quem deseja empreender, mas também há alguns pontos negativos que devem ser considerados.

Pensando nisso, resolvemos listar as principais vantagens de utilizar uma franquia para que você possa tomar a melhor decisão para o seu negócio:

  • Maior credibilidade junto ao mercado;
  • Possibilidade de contar com o suporte da franqueadora;
  • Menor investimento inicial em relação a um negócio próprio;
  • Franquias são mais fáceis de conseguir financiamento;
  • Franqueados podem usufruir da força da marca já existente.

Como escolher uma franquia para investir?

Uma das maneiras mais seguras de investir é através da franquia, pois você investe em uma marca já consolidada, que conta com um modelo de negócio testado.

No entanto, escolher a franquia ideal não é tão simples assim e requer alguns cuidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher bem a franquia para utilizar:

  1. Pesquise bem: antes de fechar negócio, pesquise bastante sobre a marca e o mercado que ela atua. Converse com outros franqueados e clientes para saber se é uma boa opção;
  2. Avalie o custo-benefício: o valor do investimento inicial é importante, mas não pode ser o único fator na hora da decisão. Avalie qual será o retorno esperado do seu investimento;
  3. Analise os riscos: toda franquia envolve riscos, sendo importante estudá-los antes de assinar qualquer contrato.

Quanto custa investir em uma franquia?

Cada franquia possui um valor de investimento inicial diferente, e isso é determinante na escolha da melhor opção para o seu bolso. Algumas franquias são mais caras do que outras, mas isso não significa necessariamente que elas sejam melhores. É importante avaliar todos os custos envolvidos no negócio, desde o valor do ponto comercial até os royalties mensais, para tomar a decisão certa.

Retorno do investimento em uma franquia

O retorno do investimento em uma franquia depende de diversos fatores, como o modelo de negócio da franquia, o porte, a região onde ela está inserida e a gestão da franqueadora. No entanto, é possível ter uma ideia geral do tempo que leva para a franquia dar retorno a partir do pagamento das taxas iniciais.

As taxas iniciais de uma franquia podem variar bastante, mas são geralmente compostas pelo valor da taxa de instalação e pelo fundo de propaganda, além do capital necessário para montar e manter o negócio. A taxa de instalação costuma ser maior que o fundo de propaganda e pode variar entre R$ 10 mil e R$ 1 milhão. Já o capital necessário para montar e manter o negócio depende do porte da franquia escolhida.

Uma vez que as taxas iniciais são pagas, é possível calcular o tempo médio para a franquia dar retorno. Esse tempo varia muito dependendo do modelo.

Franquias mais populares no Brasil

As franquias mais populares no Brasil são: Mc Donald's, Burger King, KFC, Subway e outras redes de fast food. As redes de franquias de lojas de departamento também são bastante populares, como a Riachuelo, Renner e C&A. As franquias de serviços automotivos, como a Jiffy Lube e a Midas, também são bastante procuradas.

Como escolher a melhor franquia para você?

Ao escolher uma franquia, é importante considerar vários fatores para decidir se ela é ou não a melhor opção para você. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tomar a decisão certa:

Primeiro, considere se você tem o perfil de empreendedor necessário para gerenciar uma franquia. É importante que você seja proativo, organizado e tenha boas habilidades de liderança.

Pesquise diferentes franquias e compare as taxas de sucesso antes de tomar sua decisão final.

Certifique-se de entender todos os custos envolvidos na aquisição da franquia, bem como os custos operacionais mensais. Isso permitirá que você faça uma estimativa realista do potencial de lucro da franquia.

Converse com outros proprietários de franquias da mesma marca para obter um insight sobre o negócio e saber se eles recomendariam a investir nessa franquia específica.

Conclusão: 5 etapas para decidir a melhor franquia

Uma das principais vantagens de usar uma franquia é que ela oferece um modelo de negócio já testado e com chances de sucesso. No entanto, antes de investir em uma franquia, é importante considerar alguns fatores para escolher a melhor opção para o seu perfil.

Para te ajudar nessa escolha, elaboramos este post com 5 dicas para você escolher bem a franquia para utilizar:

  1. Pesquise sobre o mercado da franquia: quais são as principais tendências? Qual o tamanho do mercado? Quais são os principais players? Essas informações podem te ajudar a ter uma visão mais clara do potencial da franquia escolhida.
  2. Conheça os diferenciais da marca: o que torna essa franquia especial e única no mercado? Quais são as suas vantagens competitivas? É importante verificar se os diferenciais realmente  fazem a diferença no mercado.
  3. Avalie as condições de investimento: qual é o valor total do investimento? Qual é o prazo de retorno do investimento? Quais são os royalties e outras taxas cobrados pela franquia? É importante verificar se a franquia cabe no seu bolso e se ela oferece boas condições para o investimento.
  4. Conheça a equipe da franquia: quem são os franqueadores? Qual é o histórico deles no mercado? Qual é a experiência da equipe da franquia? Essas informações podem te ajudar a ter uma ideia sobre a seriedade e a competência da equipe por trás da marca.
  5. Analise as unidades existentes: visite as unidades já em funcionamento e converse com os clientes.