COMO ENVOLVER UMA ESCOLA PÚBLICAEM UM PROJETO?

 

Somos uma escola pública situada no interior de Mato Grosso do Sul que tem como aspecto importante a união e a valorização da escola como um todo. Somos gratos a Deus por nos dar a oportunidade de mostrar nosso trabalho e sempre que somos convidados de edições de projetos para concorrer a prêmios buscamos participar.  Reunimos a comunidade e lançamos o desafio para participar desses projetos. O presente relato diz respeito a participação de nossa escola no prêmio gestão escolar, o qual empolgou a comunidade com discussões ficou claro que esse também seria o momento de avaliar e ver com o foi o nosso trabalho em 2011.

Acreditamos na Gestão Escolar Democrática, pois o diretor, além de ser eleito, constantemente busca se aperfeiçoar no que diz respeito ao quesito gestão, recentemente concluiu sua especialização na Escola de Gestores do Ministério da Educação – MEC, também a coordenadora Ivanete concluiu essa especialização e esses estudos trazem um novo foco na forma de gestão democrática.

            Julgamos que somente com o envolvimento de toda a comunidade escolar, que adota medidas corajosas e acredita que na participação de todos na vida, fazendo com que todos tenham vez e voz; por isso resolvemos participar do Prêmio Gestão Escolar, mas com a participação de toda a comunidade escolar, sempre fazendo um trabalho voltado para a reflexão e na busca de solução dos problemas.

            Foram traçadas as formas de como seriam feitas as reuniões e já iniciamos a distribuição de tarefas com todos os seguimentos, elegemos a coordenação geral dos trabalhos ficou a carga da coordenadora Ivanete Aparecida Marquez de Mendonça, também a presidente do Conselho Escolar Marilisa Aparecida Garutti e a presidente da APM Maria José Ferreira dos Santos participaram especialmente da discussão das cinco dimensões, também foi importante a participação dos alunos que fazem parte do Conselho Escolar Bruno Gustavo Baleeiro de Souza Durante e Rafael Santos da Silva e também participou Irene França Belém Olinda que representou os pais do Conselho Escolar. Na segunda reunião foram respondidos os indicadores de cada uma das cinco discussões, sempre tendo o objetivo de ouvir o coletivo, ou seja, professores, alunos, pais e funcionários deixaram de lado as aparências e elencando os níveis de atendimentos, sempre procuram discutir os problemas relacionados à escola. Foram calorosos os debates, mas a reflexão existiu, pois se chegou ao entendimento de como era o nosso “antes” (de certa forma impotente) e os espinhos encontrados no decorrer de um processo de mudança e transformação do cotidiano escolar que vêem de alguns anos e que em dois mil e onze começamos a colher frutos. Essas discussões levam ao crescimento e a perceber que a qualidade do ensino só ocorre quando todos participam. Percebemos que por meio de reuniões e discussões, nos aproximamos mais da comunidade escolar que aceita os desafios e apóia as iniciativas de participação como o PGE,sendo esse um forma de enfrentamento dos problemas existentes, tendo a consciência que isso faz com que a gestão na escola se torne mais democrática, descentralizada, autônoma, eficiente, competente e principalmente cidadã.

            Nas reuniões foi possível ouvir depoimentos de alunos, pais, professores e funcionários administrativos, como um aluno afirmando que tem orgulho em estudar em nossa escola, outro afirmando que aqui aprendeu a conviver com amor e igualdade; outro dizendo sentir grande orgulho da escola porque nela estuda desde os seis anos de idade e outro dizendo que se sente muito bem nesta escola, eu a amo, são colocações que nos fazem ter satisfação, orgulho e uma emoção inigualável, pois para muitos a escola é algo grandioso em suas vidas e isso demonstra que vale muito acreditar na educação e em uma escola democrática. Temos absoluta certeza que essa é a forma de se avançar com a gestão democrática em uma escola pública que apesar das dificuldades consegue avançar em seus objetivos, metas, procedimentos e resultados que fazem com que exista a qualidade no ensino.

            Também o segmento dos professores fez questão de colocar que para a escola ter maior destaque é preciso ter mais dedicação profissional dos envolvidos, obter mais disciplina dos alunos, ter menos trocas de professores, ter mais capacitação e mais reuniões pedagógicas, se delegar mais funções e ter metas mais definida. Frases dos professores ditas nas reuniões: “Fui tão bem acolhida aqui que parece que trabalho há anos nessa escola”; “Aqui é minha segunda casa”; “Aqui formamos uma família de verdade”; “Somos um grande grupo que sempre quer melhorar” e “Aqui é minha segunda família, não há heróis e nem gigantes, mas amigos que choram muitos juntos e onde há muita gente feliz e de bem com a vida”.

Como exposto acima foram vários professores que participaram das reuniões e auxiliaram na elaboração do presente dossiê. Ocorrendo o envolvimento do todo e a escola como um todo torce para que sejamos bem sucedidos nessa tarefa; ressaltando que o diretor foi peça importante, pois estimulou os envolvidos;  a coordenadora pedagógica Ivanete, que coordenou os trabalhos também foi peça essencial na execução dos trabalhos; a presidente do Conselho Escolar e os membros representantes de seus seguimentos no Conselho, como pais, professores, alunos e administrativos também se empenharam muito na execução das tarefas e nas reuniões.

Portanto, nesse pequeno memorial descritivo, devemos destacar que mesmo nem sempre é fácil chegar ao consenso do grupo, mas conseguimos contemplar a discussão de todas as dimensões, pois com a divisão em grupos o trabalho rendeu e foi importante para se colocar os problemas, mas no final de nosso trabalho, traçamos um plano de melhoria que com a ajuda de todos os envolvidos buscamos a solução dos problemas.