Separamos algumas dicas para você que esta ingressando ou pretende ingressar no mundo online. São dicas básicas que vão lhe ajudar a fazer uma transição suave entre o mundo de pedras e tijolos para o mundo virtual, onde o comércio tem suas próprias características e regras. Vamos lá?

Defina o segmento

Tão importante quanto saber o que vai vender é definir para quem vender. E não vale segmentação genérica, do tipo: para pessoas da classe C. Não. É preciso definir bem claramente seu público alvo: mulheres casadas com idade entre 25 e 40 anos que tem renda familiar de até 3 salários mínimos. Ai esta uma boa descrição do seu cliente típico.

Estude

e-commerce tem regras e características próprias. Compre livros, faça cursos, estude sobre o tema e prepara-se para entrar nesse novo mundo. Lembre-se do velho ditado: "A sorte favorece a mente preparada".

Tenha uma identidade visual

Você precisa criar uma marca diferenciada. Invista na definição da sua logomarca, do seu slogan. Tenha um nome e uma marca que seja associada a uma imagem bem definida. Todo mundo deve lembrar o que você faz ao ouvir ou ler sua marca. Mantenha o padrão visual de cores e a identidade visual consistente com sua marca em todo o tipo de material que você definir: papelaria, panfletos, site, capa de Facebook, etc.

Inovação constante

O mercado do e-commerce é muito dinâmico. Cada dia aparece uma nova forma de projetar o negócio ou fidelizar clientes. Veja junto ao seu público alvo o que é valor para você e crie uma regra específica. Pode ser uma política de frete grátis, um clube de descontos crescentes ou o que for. O que importa aqui é que isso seja relevante para o seu consumidor.

Divulgação

Você vai investir cerca de 70% do seu orçamento mensal em divulgação. Definitivamente sua loja precisa ser encontrável. Para isso existem diversas formas de divulgação, mas no e-commerce a melhor forma de ficar conhecido rapidamente é divulgando no Google. Com um investimento fixo mensal você começa a ganhar visibilidade e paga somente por aqueles clientes que clicaram no seu anúncio.

Enfim, para entrar com o pé direito no e-commerce é preciso ficar atento as dicas acima e pratica-lás diariamente no seu e-commerce.