O Pensamento de Heidegger.

1889-1976.

Quem foi Martim Heidegger, filósofo alemão,  considerado pela historiografia como o filósofo, mais importante do século vinte, o que acho até certo ponto exagero, em razão de existirem outros filósofos de igual importância em outros campos da Filosofia.

O pensamento de Heidegger divide em dois momentos fundamentais, analisarei nesse artigo apenas o primeiro momento, o que se trata especificamente do conteúdo materializado na sua grande obra O Ser e o Tempo.  A importância de entender esse livro, para compreender a era Contemporânea.

O livro é marcante na Filosofia e possibilitou a partir das reflexões de o Ser e o Tempo, outras elaborações fundamentais para o mundo Contemporâneo, entre elas, a obra de Sartre, O Ser e o Nada.

Em um primeiro momento, Heidegger, sua epistemologia é determinada pela analítica da existência, ou seja, o homem é compreendido tão somente pelo seu tempo localizado no Dasein.

 Expressão em alemão, cujo significado etimológico, heuristicamente, entende-se pelo ser aqui e agora no mundo, dentro da história de cada pessoa.

O ser está no mundo, em um determinado tempo, dessa forma determina a existência de acordo com as concepções do tempo, que podem ser diversas.

 Nenhum ser para Heidegger é além do seu próprio tempo histórico, mesmo que ele esteja além da sociedade do tempo, mas ele mesmo não poderá ser além do tempo, mesmo que tenha aparência de ser além do tempo, essa aparência de parecer além do momento, é apenas uma ficção.

Então o ser aí dentro do Dasein, é um ser apenas finito, aberto as possibilidades que se evoluíram no tempo histórico, que são por natureza indeterminadas. Tudo acontece numa relação dialética, compreendida entre os entes.

O ser do Dasein é para Heidegger, a existência do mundo e das pessoas nesse mundo existente, cujo fundamento essencial é a compreensão do próprio ser e sua forma de se comunicar e efetivar sua realização essencial.

O Dasein comporta para consigo mesmo, da mesma forma com os demais entes existentes no mundo, sendo que do mesmo modo determina também com outros Daseine e todas as coisas que estão neles.

 A partir obviamente da compreensão do ser como tal em seu todo, não é possível entender tão somente o significado das partes.

Entre as constituições essências do Dasein, reflete epistemologicamente Heidegger, encontra se o ser, cujo caminho é a morte, sendo que o mesmo é apenas o seu tempo.

 Nega com essa compreensão qualquer possibilidade da metafísica, ou seja, um ser que não transcende a realidade do tempo, qualquer outra intuição é imaginação ilusória.

Com essa análise profunda Heidegger, formula uma compreensão do universo e do tempo voltada para a perspectiva da pessoa na sua realidade concreta, dentro da própria história, o homem é apenas a produção do tempo, da existencialidade do mesmo.

No seu livro O Ser e o Tempo, na primeira fase da constituição do seu pensamento epistemológico, Heidegger, expõe sua concepção própria da fenomenologia e da hermenêutica com o seguinte propósito.

Heidegger explora as contribuições de ambos os métodos com objetivo de cessar procedimentos místicos, apesar do mesmo ter sido seminarista, naquele momento não acreditava mais em Deus.

 Seu grande desejo era exatamente destruir a metafísica tradicional, como instrumento filosófico de sustentação da Filosofia aplicada aos fundamentos da Teologia clássica tomista.

Edjar Dias de Vasconcelos.