Como Entender a Mitologia do Caos grego.

De acordo com as grandes mitologias gregas, no principio antes da origem do universo, o que realmente existia  era apenas o caos, cujo conceito tem o seguinte significado.

 Aquilo que não tinha forma apresentava como vazio ausência de qualquer realidade de matéria e energia.  Então, com efeito,  o universo era infinito, escuro e inexistente. Uma epistemologia de mundo assustadora.

O vazio era sem nenhuma ordem, frio e desértico,  esse o pensamento mitológico grego. Então, naturalmente foi o caos, aquilo que não tem significado que criou o mundo, a realidade material do mundo, todos os deuses e os homens.

De acordo com a mitologia, um mundo criado pelo caos, só poderia ser desordenado, sem significado, imperfeito pela sua natureza, sem rumo ou propósito.

 Motivo  pelo qual o mundo era inteiramente imperfeito, imprevisível e, sobretudo misterioso, o que é que não é misterioso nesse mundo.  Mesmo o homem moderno tendo o mais elevado conhecimento prevaleceu se o mistério.

No entanto, foram os filósofos gregos, particularmente os jônicos, que começaram questionar as crenças, dando as mesmas as primeiras formas de racionalidades. O grande fato que aconteceu no mundo grego e foi à elaboração da razão científica.

Os jônicos começaram a estudar o caos, não mais na sua perspectiva mitológica, o primeiro grande passo, foi à dissolução de uma velha concepção fundamentada numa perspectiva irracional.

A dissolução do caos,  possibilitou aos poucos ao surgimento do cosmo, uma ideia extremamente revolucionária, fundamental ao desenvolvimento das ciências da natureza, o entendimento mais crítico possível do universo,  a verdade original do nascimento da matéria.

Com o nascimento do cosmo, a primeira grande mudança, o universo passou ser encarado com uma metodologia ordenada, desaparece quase que completamente a ideia do caos.

O universo além de ser ordenado é também harmônico, essencialmente previsível, capaz de compreender com eficiência a lógica da evolução do mundo,   na etimologia de que o homem é racional por natureza.

De onde é que vem o conceito grego de Cosmo, ele foi formulado  com eficiência, mas antes por uma questão de metodologia do  conhecimento.

O conceito de cosmo desenvolveu-se através dos pré-socráticos, elaborando novas formulações com os filosóficos do período clássico. Entre esses filósofos podemos citar os principais: Que são Platão e Aristóteles.

Os filósofos citados deixaram uma grande herança cultural ao acidente.   A ideia de um cosmo demasiadamente ordenada, no qual a terra tinha um lugar fundamentalmente ordenado.

 Mérito   dado não apenas à filosofia, mas também  a física e as ciências da natureza, uma nova elaboração de mundo, foi sem duvida a primeira grande revolução helênica.

A terra ocupava um lugar de destaque, era o centro do universo  como matéria era o planeta mais importante. Um Cosmo finito, fechado nele mesmo, dividido em dois planos necessários:  céu e a terra.

Posteriormente,  pode  se entender tudo isso por por meio de outros filósofos, entre os quais se destacaram, Galileu e Descartes.

  Eles  fizeram de tudo para dissolver de forma coerente e científica a ideia de cosmo grego antigo, a visão aristotélica de mundo medieval, criando dessa forma por meio da filosofia ilumista a concepção de mundo moderno.

O que ainda prevalece hoje, pelo menos em parte, a visão contemporânea de mundo, ainda não conseguiu superar totalmente o entendimento moderno de mundo.

  Tudo o que se espera do ponto de vista epistemológico que uma nova era possa surgir no desenvolvimento do mundo, superando o entendimento contemporâneo, mas nada disso é muito fácil na perspectiva de novas formulações, mas o mundo caminha para suas superações.   

Edjar  Dias de Vasconcelos.