O brasileiro não é apenas apaixonado por carros. Nos últimos anos ficou bastante claro que um dos negócios mais rentáveis é o de pet shops. Isso porque com o novo modelo de sociedade no qual as pessoas preferem ter menos filhos ou então simplesmente morarem sozinhas, ter um animal de estimação como companhia tem sido uma opção bastante viável. Neste artigo você verá como é que se ensina os primeiros passos para que seu novo cachorrinho aprenda a pedir para sair de casa para fazer suas necessidades.

Toda vez que notar seu empenho em procurar um "banheiro", pergunte-lhe amavelmente "Você quer sair?" e, encaminhando-se para a porta, entusiasme-o a sair também. Faça-o sentir que é uma enorme satisfação para você acompanhá-lo, esquecendo suas necessidades no momento, ele latirá alegremente. Pare por um instante na porta e pergunte mais uma vez "Quer mesmo sair?", animando-o a latir.

Fazendo isto algumas vezes, e sempre recompensando-o depois, como até agora, você já estará incutindo no filhote a sequência latir — ir para fora — premiado. Mas não se consegue isto em um dia ou uma semana. Acontece que às vezes ele se esquece ou também que nós não lhe prestamos a atenção necessária. Em casos de deslembranças, você não deve bater-lhe nem tampouco renunciar ao seu bom propósito. Fale com voz severa e mostre-lhe o "crime" "Não tem vergonha?" Um castigo agora terá como consequência um cãozinho intimidado, que na próxima vez procurará cantinhos escondidos para se aliviar.

Um costume altamente condenável, mas quase generalizado, é tomá-lo pela nuca e empurrar seu nariz na urina. O cérebro canino não compreende a ligação entre o lagozinho e o seu nariz, e já aconteceu que o filhote, tendo sofrido esta repreensão algumas vezes, enfrentando novamente a dona aborrecida correu ao lugar do crime e enfiou o nariz na urina, espontaneamente.

No princípio ele tem de ficar ao seu lado quando você limpar o lugar do delito, porém, você vai perceber que de maneira nenhuma ele se mostra consciente de um crime. Mais tarde, quando já adquiriu alguma noção dessa coisa condenável, tome papel de jornal, enrole-o e bata com este no chão, bem perto do seu erro, repreendendo-o "vergonha, vergonha!" Desinfete em seguida o local com creolina ou vinagre, fazendo-o perceber pelo cheiro — que ele sente mais do que nós — que aquele lugar é tabu para ele.

Assim, você estará criança um comportamento desejável no seu mais novo amor. Os animais não raciocinam como nós. Isso é até bom na maioria das vezes, por isso não tente argumentar. Os cães, como qualquer outro animal, não entende que você não pode sair porque precisa terminar aquela fase nos seus novos jogos de moto. Para ele é simplesmente o condicionamento. Entenda isso e terá um cachorro obediente e feliz.