O consumo de carboidratos é de extrema importância para qualquer pessoa, pois é a nossa principal fonte de energia. Eles garantem o bom funcionamento do sistema nervoso central e fornecem energia aos músculos. O consumo insuficiente de carboidratos força o organismo a usar proteínas como fonte de energia, prejudicando o crescimento muscular.

Os carboidratos devem estar presentes de forma equilibrada na dieta de todas as pessoas. Mas, se você faz alguma atividade física regularmente, o carboidrato desempenhará papel ainda mais importante na sua alimentação, pois ele será responsável não só pelo fornecimento de energia, como também será fundamental no pré e no pós exercício.

Então, como engordar com carboidratos? Para quem deseja ganhar peso com saúde, principalmente sem o auxílio de remédios para engordar, a boa notícia é que o carboidrato pode ser ingerido a qualquer hora do dia, porque se for consumido antes do repouso, ele gera acúmulo de açúcar no corpo. Mas, não exagere. Mantenha sempre o equilíbrio.

Os carboidratos que provêm de alimentos que crescem acima da terra, como o arroz e o trigo, por exemplo, são digeridos com mais facilidade; enquanto os carboidratos provenientes de alimentos que crescem de baixo da terra, como a batata, por exemplo, são digeridos mais lentamente pelo organismo. Os primeiros são ótimas opções, tanto para o fornecimento de energia para atividades físicas, quanto para o fornecimento de combustível para atividades psíquicas e intelectuais.

Os carboidratos estão divididos em três principais categorias:

Monossacarídeos e Dissacarídeos

Frutas, mel, leite, açúcar e vegetais.

Carboidratos simples. São digeridos e absorvidos rapidamente pelo corpo.

Polissacarídeos

Pão, massas, arroz, batata e fibras.

Carboidratos complexos. São digeridos e absorvidos lentamente pelo corpo.