GÜNTHER, H. (2003). Como elaborar um questionário.  Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003 (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, nº 01).

José Paes de Santana[1]

 

Partindo do pressuposto de que os principais caminhos para se compreender o comportamento humano consistem em observar, criar e perguntar, sendo a observação a parti do âmbito real, a criação definida pelas situações artificiais, e a pergunta a base do antecedente da argumentação, Günther (2003) desenvolve este capítulo sobre como elaborar um questionário, o que considera o instrumento principal para levantamento de dados por amostragem.

O questionário, no levantamento de dados para uma pesquisa, “pode ser definido como um conjunto de perguntas sobre um determinado tópico que não testa a habilidade do respondente, mas mede sua opinião, seus interesses, aspectos do pensamento e informação biográfica” (GÜNTHER, H., 2003, p. 231 - 232).

Várias são as maneiras de se aplicar um questionário, segundo Günther (2003), podendo-se fazê-lo por entrevista individual, por telefone, por envio através de correio, bem como por correio eletrônico.

O autor destaca como elementos importantes na elaboração de um questionário: sua base conceitual, seu contexto social onde o instrumento será aplicado, sua estrutura lógica, os elementos do instrumento, e as diferenças nos instrumentos.

Antes da elaboração de um questionário, deve-se pensar “qual o objetivo o objetivo da pesquisa em termos dos conceitos a serem pesquisados e da população alvo,” e em sua elaboração propriamente dita, o binômio abstrato “conceito e item” se consubstancia em “população alvo e amostra” (GÜNTHER, H., 2003, p. 232).

Outros fatores importantes na elaboração de um questionário, dados na aula expositiva, são o problema de pesquisa, os objetivos desta, a população a ser investigada, o conteúdo e a formulação das perguntas, que devem ser tanto mais fechadas quanto possível, para que a análise dos dados seja consistente, o formato das respostas, a estética textual e sobretudo a pilotagem, que consiste em um pré-teste para aplica-se o questionário, levando-se em conta especialmente o fator tempo utilizado pelo respondente.

Pode-se concluir que o questionário é um instrumento importante, sobretudo para o levantamento de dados na pesquisa quantitativa e que para não inquinar de erro a pesquisa, deve usar de uma comunicação simples, evitando perguntas ambíguas, que sugiram suas próprias respostas, e as de conteúdo emocional, as muito longas e com duplo negativo, pois poderiam confundir os respondentes, que em seu subjetivismo tem uma relação direta com as desvantagens do questionário enquanto instrumento para coleta de dados.



[1] Mestre em Educação. Graduado em Ciências, Matemática, Bacharel em Direito e atualmente é Diretor do Centro de Ensino Fundamental 02 do Guará - Secretaria de Estado de Educação do DF - Brasil. Trabalha com  Educação, com ênfase em Educação Matemática, Mediação de Conflitos, e Direito. [email protected]