Como toda aspiração na vida, as chances de sucesso são maiores quando estão relacionadas a um bom processo de planejamento. O mesmo acontece com a pesquisa acadêmica, seja a elaboração de um trabalho para uma disciplina cursada, um artigo, uma monografia ou uma tese.
Este "roteiro" ou plano do trabalho que auxilia o processo de investigação acadêmica consolida-se em um Projeto de Pesquisa.
Um bom projeto facilita o trabalho ao delimitar o que será investigado. O projeto deve manifestar de forma clara as pretensões da pesquisa. É o documento elaborado pelo pesquisador, nele apresentam-se os fundamentos temáticos a partir da formulação dos problemas a serem respondidos, estabelece-se um roteiro de trabalho.
Segundo Gil (2001: p.21), é "o documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa".
O projeto, neste sentido, é uma atividade sistemática que tem por finalidade o planejamento da pesquisa, envolvendo processos, prazos e metas. Deve ser elaborado com vista a responder às seguintes perguntas: O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como e com o que pesquisar? Quando pesquisar?
A primeira ação é a escolha do assunto, que deve levar em consideração, em certo sentido, o gosto pessoal, relevância do tema e pertinência científica. O pesquisador deve verificar a existência de material de pesquisa (bibliografia e dados primários), sem ignorar questões como tempo de execução, prazos recomendados e recursos financeiros necessários.

A seguir, uma descrição dos principais itens que compõem um projeto de pesquisa. Bom trabalho!

Introdução

Contextualização: Inicie seu trabalho, contextualizando, de forma sucinta,o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe uma visualização situacional do problema.

1. Definição do tema

1.1 Tema: Escolha um tema de acordo com a área de concentração do curso. Sugere-se escolher um tema pelo qual se tenha: a) Interesse pessoal, b) seja conhecido pelo pesquisador, uma vez que ele precisa, de antemão, delinear um caminho a ser percorrido nesta pesquisa; c) fontes de consulta disponíveis, uma vez que é necessário um embasamento teórico para a pesquisa.

1.2 Sub-tema: Opcional. Afunile a visão macro do tema, para o problema a ser pesquisado. Concentre-se somente no seu problema e identifique-o claramente. Delimite que aspectos ou elementos do problema você irá tratar. Para o tema se apresentar viável, ele precisa ser limitado, ou seja, deve-se restringir (quando possível) o horizonte teórico que se pretende desvendar de determinado tema. Seja claro e preciso nesta parte.

1.3 Problema de Pesquisa
É a dúvida inicial que lança o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa. O autor, no caso, criará um questionamento sobre o tema escolhido para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Lembre-se, a identificação e delimitação clara do problema é o primeiro passo para aprovação do projeto e êxito na sua execução.

2. Hipóteses

A hipótese de pesquisa só será estabelecida se for determinado o problema de pesquisa. Ela é a suposição de uma resposta para o problema formulado em relação ao tema. Por ter essa característica de "possibilidade" de resposta, no final da pesquisa ela poder ser confirmada ou negada . Irá determinar as relações entre as variáveis que deram origem ao problema de pesquisa.
Em outras palavras, é uma tese a ser defendida, como "resposta provisória" ao problema de pesquisa levantando no item anterior. É uma proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.

Requisitos para hipóteses:
a) consistência lógica: os termos do enunciado não podem ser contraditórios e deve ser compatível com o conhecimento científico atual;
b) os fatos arrolados devem ser verificáveis, passíveis de comprovação; por isso não se admite o uso do conceito moral, religioso transcendente;
c) a conceituação deve ser clara e compreensível; por isso, a necessidade de termos precisos e de se evitar generalizações;
d) não deve basear-se em conceitos morais e subjetivos e evitar adjetivos como: bom, mau, jovem, velho, atual, antiquado, prejudicial;
e) deve dispor de uma teoria que lhe dê sustentação.

3 ? Objetivos

A definição dos objetivos explicita o que o pesquisador quer atingir com o trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar com a sua pesquisa, desdobrando em:

3.1. Objetivo geral:
Indique de forma genérica qual objetivo deve ser alcançado. Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Para construir este tópico responda a pergunta "Para quê"?

3.2. Objetivos específicos:
Arrole o(s) objetivo(s) específico(s) que deverão ser alcançados pela execução da proposta de pesquisa. Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares. Para construir este tópico responda: "para quem fazer"?

Lembre-se: Os objetivos deverão indicar quais as ações que serão implementadas para responder à pergunta do problema. Para se deixar claro essa característica prática, sugere-se que o início da frase seja feito com verbos no infinitivo, tais como: verificar, avaliar, rever, identificar, explicar, analisar, diagnosticar, comparar, etc.

4. Relevância ou Justificativa

Apresente neste parágrafo, a relevância técnica. Em outras palavras, justifique técnica, científica e socialmente sua proposta. Arrole e explicite argumentos que indiquem que sua pesquisa é significativa,importante ou relevante.
É considerada a parte mais importante de um projeto de pesquisa, já que é nela que se formularão todas as intenções do autor da pesquisa. A justificativa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa deve ser efetivado. Uma boa justificativa deve levar em conta tantos os aspectos sociais quanto os científicos do tema. Três são os itens que não podem deixar de ser observados na justificativa.
a) IMPORTÂNCIA: Que revela o porquê de se estudar tal tema. Para quem o estudo deste tema é importante? Por que o estudo desse tema é importante para a ciência em questão (Direito, por exemplo)? Por que esse tema é importante para você (pesquisador)? Aqui se concentra a chamada justificativa Científica.
b) VIABILIDADE: Quais são as possibilidades de se realizar esta pesquisa? Este aspecto está relacionado às possibilidades materiais da pesquisa: fontes de consulta disponíveis, etc.
c) OPORTUNIDADE: Por que esta pesquisa é oportuna neste momento? Ela está de acordo com os interesses da atualidade no ordenamento jurídico? Aqui se concentra a chamada justificativa Social-científica, quando o pesquisador demonstra que tem conhecimento de como a sua ciência se reflete na sociedade.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

5. Referencial Teórico

Todo projeto de pesquisa deve conter as premissas ou pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador (o coordenador e os principais elementos de sua equipe) fundamentará sua interpretação. A revisão bibliográfica deve permitir saber o que já tem sido feito na área de sua pesquisa. Isto lhe permitirá consubstanciar cientificamente sua proposta. A revisão bibliográfica, assim, constitui-se na análise comentada dos trabalhos realizados na matéria de enfoque de sua pesquisa, com a intenção de dar fundamentação ao tema.

Pesquisa alguma parte hoje da "estaca zero" e por isso este item descreve o que se conhece sobre o assunto até o momento, que pode conter a citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradições ou reafirmar comportamentos e atitudes. Tanto a confirmação, em dada comunidade, de resultados obtidos em outra sociedade quanto à enumeração das discrepâncias são de grande importância.
IMPORTÃNCIA DESTA ETAPA DA PESQUISA: Relacionar a sua idéia ou objeto de pesquisa com o que existe cientificamente em publicações e pesquisas, e como pensam estes estudiosos em relação ao seu problema de pesquisa.

6. Metodologia

Aqui você desenha sua pesquisa. Em outras palavras, indique como pretende executá-la. Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os dados qualitativos (observação/entrevistas,etc). Se for uma pesquisa quantitativa, de que maneira pretende coletar dados. Apresente em linhas gerais o método a ser utilizado para a execução da pesquisa. Conforme área de atuação, utilizar os seguintes:

Devem ser indicados tanto os métodos como as técnicas de pesquisa.

População e amostragem: indicar se será realizado ou não um estudo de caso. Se for uma pesquisa bibliográfica, não haverá necessidade do detalhamento, apenas a indicação do tipo de material a ser pesquisado.

Coleta de dados e interpretação dos resultados: neste item você indica como irá operacionalizar a coleta dos dados (enviando questionários ou pessoalmente; anotando os resultados da reação em tempos pré-determinados, etc). Descrever se os dados serão quantitativos ou qualitativos.

Análise e Interpretação dos Resultados: descreva neste item como você vai analisar os resultados da pesquisa (se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente, se a pesquisa for quantitativa, você provavelmente irá utilizar a estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).

7. Cronograma

Neste item você identifica cada parte ou fase de sua pesquisa e relaciona com o tempo necessário para executá-la.
Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador, que geralmente se iniciam com a entrega do projeto e se encerram com o protocolo da versão final do trabalho.
Exemplo:
ATIVIDADES / PERÍODOS (fev / mar /abr / jun (...) dez
1 Levantamento de literatura X
2 Montagem do Projeto X
3 Coleta de dados X X
4 Tratamento dos dados X
5 Elaboração do Relatório Final X
6 Revisão do texto X
7 Entrega do trabalho X

8. Referências

Todas as citações feitas no texto deverão ser arroladas no final da proposta. Utilize a Norma ABNT- Referências Bibliográficas ? para padronizar sua lista, seguindo a ordem alfabética das referências pelo sobrenome do autor (que podem ser livros, teses, monografias, revistas, jornais, artigos, material da internet, manuais de procedimentos, relatórios, etc.)