A legislação tributária brasileira é bastante complexa. Toda essa burocracia e taxas exorbitantes acabam escondendo algumas maneiras legais de se fazer uma economia tributária e pegar menos impostos. Esse pode ser um fator decisivo para empresas que possuem pequena margem de lucro, e que podem ter uma folga nas contas se os gastos com impostos diminuirem. Mais que isso, essa diminuição além de dar mais lucro, pode tirar empresas do prejuízo.

Vantagens do SIMPLES NACIONAL

O SIMPLES NACIONAL é um sistema de pagamento de tributos que vai dar as empresas vantagens em cima da forma de pagamento tradicional. Pode optar pelo sistema toda empresa com faturamento de 3,6 milhões anuais, entretanto, a legislação pode impedir algumas dessas empresas dependendo da atividade praticada e da composição do quadro societário.

Digamos que uma empresa comercial opte pelo SIMPLES NACIONAL. Se ela faturar 100.000,00, pagará aproximadamente 8% de tributos do SIMPLES, ou seja 8.000,00. Suponhamos também que a folha de pagamento da empresa seja de 30.000,00, neste caso só de INSS ela pagaria mais de 10 mil reais. Portanto, um imposto sai mais caro que todo o SIMPLES NACIONAL.

Além do INSS, ICMS, PIS e Cofins fazem parte do SIMPLES

Dependendo da atividade desempenhada pela empresa, ao optar pelo SIMPLES NACIONAL ela já está quitando muitos impostos como PIS e Cofins, ISSQN, ICMS e INSS. Elém da deminuição da carga tributária o pagamento dos impostos torna-se mais simples, pois uma única fonte de recolhimento deve ser paga.

Recomenda-se o auxílio de especialistas e de um escritório de advocacia que conheçam as leis tributárias e possam dar suporte legal a essas outras formas de pagamento de tributos.