Por Cléia Elaine Soares -  [email protected]



1. ONDE PROCURAR EMPREGO

 

Quem procura emprego deve verificar todas as possibilidades para divulgação do seu currículo. Como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”.

O candidato deve buscar todos os meios para divulgar seu nome, são várias as alternativas disponíveis para divulgar a sua disponibilidade:

 

O esquema representado acima, tem a intenção de indicar os melhores caminhos para você conquistar um emprego.

           

CAMINHO PARA O EMPREGO...

Ø Verifique os anúncios de emprego (jornais, revistas, internet) com freqüência.

Ø Exige PROCURA. Não se contente com uma única fonte. Quanto mais opções... mais chances!

Ø Agência de Recrutamento e Seleção

Ø Exige PERSISTÊNCIA.  São muitas Agências e a concorrência é acirrada. Para quem tem experiência profissional, pode ser um bom caminho.

Ø Rede de Contatos (Network)

Ø Exige BONS CONTATOS. Converse com amigos, parentes, vizinhos. Espalhe para ‘todo mundo’ que você quer trabalhar.

Ø Sondagem no Mercado

Ø Exige ATENÇÃO. Fique de olho nas oportunidades.

Ø Internet

Ø Exige PESQUISA. ‘Navegue’ pelos sites de empresas de cadastramento de vagas de emprego.

 

1.1. ANÚNCIOS DE EMPREGOS

 

Geralmente os anúncios sobre oportunidades de trabalho são divulgados através de classificados em jornais, mas também podem aparecer em revistas ou em outros meios disponíveis de divulgação, como por exemplo: rádios, televisão etc.

Não se limite apenas aos jornais ou veículos de divulgação de grande circulação. Acompanhe, também, jornais e outros meios de divulgação locais e regionais, analisando com cuidado cada anúncio para não ser ludibriado ou explorado.

Se o anúncio despertar interesse não demore em respondê-lo. Faça-o imediatamente. Currículo enviado com atraso costuma revelar baixo interesse por parte do candidato. Se for um anúncio aberto e isto possibilitar o encaminhamento de seu currículo através de outros meios, além do correio, sem causar transtornos ao anunciante, utilize-os.

 



Quadros ou placas de avisos

 

Mais voltados para profissionais de nível operacional ou iniciantes, este recurso é utilizados em portarias das empresas, terminais de ônibus, murais de escolas e, em grandes centros, pelos chamados "plaqueiros" contratados por agências de empregos.

 

1.2. AGÊNCIAS

 

De modo geral, as empresas de recrutamento procuram profissionais para preencher uma vaga (e não vagas para quem busca trabalho). Essas empresas se dividem em dois tipos, de acordo com o serviço que oferecem:

-         Recrutamento e seleção

-         Headhunters

 

1.2.1. Agências de Recrutamento e seleção

 

São fundamentais para quem busca emprego, agem como intermediárias entre as empresas que solicitam colaboradores e os candidatos a emprego. Elas são contratadas para buscar o profissional ideal de acordo com as necessidades de seus clientes. Para isto, contam com profissionais especializados na área de recursos humanos, que realizam triagem de currículos, entrevistas e testes capazes de avaliar as potencialidades e habilidades de um candidato.

O selecionador busca uma combinação entre: características individuais, habilidades profissionais e cultura da empresa. A agência de recrutamento não verifica apenas as qualificações profissionais, também quer saber se você é compatível com a empresa.



Normalmente, as agências não cobram do candidato qualquer taxa na intermediação da contratação, pois seus serviços são remunerados pelas empresas que as contratam.

A empresa contratante repassa à Agência o perfil de profissional desejado, como: sexo, faixa etária, tempo de experiência, cargo, funções a serem desenvolvidas etc.

Cabe à Agência divulgar a vaga, através de diversos meios: jornal, rádio,  internet.

Após a divulgação da vaga e o recebimento dos currículos dos pretendes ao cargo, a Agência seleciona os currículos que mais se enquadram no perfil solicitado pela contratante.

Há situações em que a própria Agência chama os candidatos para entrevista e, encaminha à contratante os que apresentam as características que mais se enquadram à vaga em questão. Em outros casos, a Agência faz a pré-seleção de alguns currículos e os encaminha à contratante, que irá proceder a entrevista e contratação do profissional.

 

1.2.2. Headhunters

 

            São os caçadores de talento, especializados em recrutar profissionais de alto nível para cargos específicos.

            Esses profissionais estão em busca de profissionais com perfil arrojado, dispostos a trabalhar em empresas conceituadas.

 

1.3. REDE DE CONTATOS – NETWORK

 



Você já ter ouvido isso: “Para você conseguir aquele emprego, tem que ter Q. I.”

 

Linguagem científica: Q.I. =  Quociente de Inteligência

Linguagem popular: Q.I. = Quem Indica

 

            Isso mesmo, o famoso Q.I. (quem indica) está sofisticado e tem um nome: NETWORK,  ou seja, rede de contatos.

            Pelo menos 60% das vagas são preenchidas por indicações de amigos, conhecidos e até parentes. Contratar uma pessoa indicada por alguém diminui o risco de uma contratação inadequada, reduz custo. E é por isso que muitas empresas nem publicam anúncio de vagas nos jornais.

O que significa fazer networking?

É proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais, que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contatos e sugestões, onde os recursos, habilidades e talentos são compartilhados e agregados.

 

1.3.1. NETWORK: PONTOS IMPORTANTES

 

Ø      SELETIVIDADE – você deve selecionar as pessoas que são interessantes, uma boa lista de network, pode render o emprego tão almejado.

Ø      RESPEITO – o conceito do network não visa usar as pessoas, mas sim estabelecer uma troca.

Ø      ORGANIZAÇÃO – mantenha uma agenda atualizada, com telefones e e-mails das pessoas que podem lhe indica uma vaga.

Ø      CORAGEM – deixe a timidez de lado, não precisa ter vergonha.

Ø      COMUNICAÇÃO – espalhe aos ‘quatro ventos’ que você está procurando emprego.

Ø      AUTO-ESTIMA – pessoas que se gostam e demostram isso são empáticas, conquistam amizades, chamam atenção pela sua positividade.

Ø      MOTIVAÇÃO – demonstre que você tem energia e garra.

Ø      CONHECIMENTO – estude, faça cursos, participe de treinamentos específicos para sua área de atuação.

Ø      SOCIALIZAÇÃO – você deve expandir seu círculo de amizades, participe de fóruns, eventos que reunam profissionais do seu interesse.

Ø      INTERNET – meio atual e abrangente para estabelecer uma rede de contatos.

 

1.4. SONDAGEM DE OPORTUNIDADES

 

            É uma estratégia mais demorada, depende de um olhar atento para todas as possibilidades.

Os departamentos de recursos humanos das empresas recebem uma gama de candidatos para um número limitado de vagas. Porém, se você está certo do que deseja e sabe quem pode ajudá-lo, um contato direto com o empregador pode dar certo.

 

O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECEU COM WELLINGTON?

No dia 3 de outubro de 2001, nos classificados de emprego do jornal "Gazeta do Povo", de Curitiba,

Wellington M. Dall’igna, publicou o seguinte anúncio:

Não sei falar Inglês nem Espanhol, não tenho curso Superior, não sei puxar saco de gerente, diretor, etc. Não gosto de usar paletó e gravata, nunca dei “bola” para comprador, sei ligar e desligar um micro. Tenho 44 anos, fumo, gosto de jogar e assistir futebol, só leio jornal, sou separado (dois filhos, as coisas mais lindas do mundo) apto, veículo, tel. fixo e cel. próprios.

 

Trabalhei os últimos sete anos em uma empresa multinacional vendendo (sólidos conhecimentos) Far. de Trigo, Gord. Hidrog., Lecitinas, Proteínas Isoladas, Prot. Texturizadas, Gritz e derivados de milho, atendendo as maiores indústrias de massas e biscoitos do PR, SC e Sul de SP, chegando a vender mais de U$1 milhão (isso mesmo, dólares) por mês. Se a sua empresa tem produtos de qualidade, uma boa logística, condições de me oferecer um salário superior a 2 mil + prêmios + despesas, queira, por favor, marcar uma entrevista através do fone...

 

OBS: AS EMPRESAS QUE NÃO ATENDAM OS REQUISITOS BÁSICOS, NÃO PERCAM O SEU E O MEU TEMPO. GRATO

 


1.4.1. O QUE FAZER

 

Ø      Avalie seus objetivos;

Ø      Pesquise empresas do seu ramo de atuação;

Ø      Faça uma lista das empresas do seu interesse;

Ø      Procure informações de cada uma das empresas;

Ø      Organize como vai ser o contato: correio, telefone, e-mail, contato direto;

Ø      Descubra o nome da pessoa responsável pela contratação de pessoal;

Ø      Faça contato com a empresa: com carta proposta e currículo;

Ø      Espere por possíveis contatos.

 

1.5. INTERNET

 

            A Internet é um meio de recrutamento em ascensão, atualmente a utilização de e-mails na área de Recursos Humanos é uma prática comum.

 

1.5.1 COMO BUSCAR EMPREGO PELA INTERNET

 

 

Os sites de emprego oferecem ao candidato a oportunidade de cadastrar seu currículo, através da Internet. Os empregadores recebem os currículos e podem selecionar os candidatos mais adequados.

Uma boa opção é acessar a página das empresas que são do seu interesse, várias delas, disponibilizam o cadastramento de currículos. Não necessariamente, existe a vaga para a qual você está se candidatando, mas a empresa armazena um banco de dados que pode ser consultado, quando se faz necessário realizar uma contratação para um cargo específico.

 

REFERÊNCIA DE SITES CONSULTADOS

www.eigenheer.com.br/aconselhamento/b05.html

www.empregos.com.br

www.carreiras.empregos.com.br

www.catho.com.br

www.financenter.terra.com.br

www2.uol.com.br/vocesa

 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Como Conquistar um Ótimo Emprego
e dar um salto importante em sua carreira profissional.

CASE, Thomas A. (Ph.D.).

Enfrentando o Mercado de Trabalho orientações para um posicionamento mais adequado para os tempos atuais.

PEREIRA, Paulo.

A Corrida para o Emprego um guia para identificar, competir e conquistar um excelente emprego.

CHIAVENATO, Idalberto.