Provavelmente, você já ouviu falar em dedetização, que consiste na aplicação de produtos químicos para eliminar cupins, formigas, ratos e baratas. E quando se pensa nesse tipo de procedimento, já começamos a imaginar um cheiro forte que causa tontura e ardência nos olhos, além de fazer com que o local onde o produto foi aplicado fique vazio por muitas horas para ninguém se intoxicar.

Mas hoje já existem empresas que realizam a dedetização ecológica de resistências e estabelecimentos comerciais, sem o uso de produtos tóxicos que agridam o meio ambiente e que possam trazer danos à saúde dos serem humanos e seus animais de estimação.

A dedetização surgiu por volta das décadas de 60 e 70 de acordo com a necessidade das lavouras, que precisam se livrar das pragas sem que os produtos utilizados agredissem o solo e o tornasse impróprio para cultivo. Dessa mesma ideia foi que nasceu a dedetização ecológica para residências.

Hoje é possível se livrar de pragas domesticas com a utilização desses produtos que tem como base de sua formulação plantas, substâncias naturais e produtos homeopáticos.

Com esse método menos poluente os insetos e pragas são repelidos e não eliminados, e passam a procurar outro local para viver, o que traz como beneficio não encontra-los mortos pela residência e não agredir o meio ambiente.

Por usar produtos naturais, é preciso estudar qual praga está gerando infestação para que seja aplicado o produto correto. Por exemplo, quando o problema são formigas são aplicados produtos naturais à base de limão.

Outra grande vantagem da dedetização ecológica é que, por usar produtos naturais ou com baixíssima toxidade, é possível permanecer na residência e continuar suas atividades normalmente, pois ela não gera nenhum desconforto.

Apesar de ser um método novo já é possível se livrar de pragas de uma forma ecologicamente correta sem trazer males à saúde e com preços bem acessíveis.