O conceito de desenvolvimento organizacional surgiu no ano de 1962 para que assim pudesse ser possível toda a facilitação de desenvolvimento e também dos crescimentos determinados das organizações, bem como seus processos. A sua definição é voltada ao comportamento característico das pessoas, isto relativo a organização como um conjunto de atividades diferenciadas realizadas por pessoas diferentes que atuam em prol das mesmas.

Existe com isto no desenvolvimento organizacional uma oposição das organizações consideradas tradicionais que utilizam possíveis sistemas mecânicos que poderão enfatizar todos os cargos de empresas e ainda pessoas individualmente, que acabam por manter relacionamentos sobre o patrão e o funcionário através de uma imposição, divisão de trabalho e ainda supervisão de forma rígida.

Qual é a principal função do desenvolvimento organizacional

Podemos citar como uma principal função do desenvolvimento organizacional é se converter todas as organizações que poderão adotar os sistemas que são mecanizados em sistemas orgânicos que poderão enfatizar toda a união dos funcionários que acabam se relacionando a confiança entre os patrões e os funcionários, além de toda a responsabilidade compartilhada, bem como uma participação de todos os grupos determinados que fazem parte desta organização. As soluções com isto deverão vir através de negociações e delegações de tarefas e não imposições.

Todo o desenvolvimento organizacional visa uma série de métodos para encarar todas as ameaças e ainda solucionar possíveis situações, além de compartilhar toda a administração da empresa com os funcionários determinados através de um relacionamento entre indivíduos, tudo isto com cargos de chefia, bem como os demais, a responsabilidade das equipes em desempenhar as suas funções e as gerenciar corretamente, além disto será possível se transformar os gerentes, e os supervisores em orientadores e estimuladores, utilizando assim processos e sistemas de pesquisas internas, para que assim se possa conhecer todas as dificuldades e todas as necessidades que são enfrentadas pelos trabalhadores através destes processos também melhorar a sua organização.

O desenvolvimento organizacional deverá ser investido dia após dia, e com este tipo de determinação é possível que o usuário possa se desenvolver, criar vínculos com outras áreas e ainda se tornar um profissional melhor.