Como dirigir com chuva em segurança

Em certas épocas do ano, os riscos de acidentes com veículos aumentam, isso ocorrem devido às temporadas de chuvas.

Para nos prepararmos para essas épocas, é necessário tomar uma série de cuidados, entre elas a principal e dirigir com cautela, muitas vezes pequenas modificações podem evitar grandes transtornos.

Independente da intensidade da chuva é necessário reduzir a velocidade e ficar muito mais atento do que em dias normais, pois você pode estar ciente do problema, porém outros condutores muitas vezes não estão ciente ao risco.

Freadas bruscas em dias de chuvas, acabam ocorrendo à famosa aquaplanagem, que acontece devido ao acumulo de águas no asfalto e os pneus acabam perdendo a aderência, fazendo assim com que o condutor não tenha total domínio sobre o veiculo.

Importante também verificar o estado dos pneus, pois pneus carecas ou já apresentando certo esgotamento tendem a correr mais riscos, do que pneus em bons estados de conservação.

Seguem algumas dicas básicas para se evitar acidentes.

  1. Evite sempre passar por meios de enchentes, por menor que pareça o risco, pode haver um buraco no meio da água e você pode acabar ficando preso.

  2. Caso não se sinta seguro, ou a intensidade da chuva esteja aumentando gradativamente, escolha um local seguro para parar o carro, de preferência locais longe de enchentes e até mesmo de árvores, pois dependendo da intensidade da chuva e dos ventos podem ocorrer quedas de galhos danificando o veiculo.

Se você utilizar todas essas dicas pode ter certeza de que estará preparado para enfrentar o transito em dias de chuva sem correr tantos riscos, e auxiliando os outros condutores a fazer o mesmo.


www.wrentacar.com.br