Hoje em dia o alto consumo de energia elétrica tem sido assunto de muita repercussão. Não só pelos valores cada vez mais altos das contas no final do mês, mas também por uma questão ambiental. Já que o consumo desenfreado de energia elétrica prejudica e muito o meio ambiente.

Confira algumas dicas para tentar amenizar este grande problema, e ainda economizar no fim do mês:

- Desligue da tomada os eletrodomésticos que você não estiver usando sempre que puder. Há algumas pesquisas que indicam que o aparelho continua consumindo eletricidade mesmo estando deligado. Então retire os plugs da parede sempre.

- Ao utilizar aquecedores elétricos, mantenha o local fechado e desligue o aparelho assim que atingir a temperatura adequada para o ambiente, a mesma dica vale para os aparelhos de ar-condicionado.

- Lâmpadas fluorescentes são as mais indicadas por gastarem bem menos energia do que as lâmpadas incandescentes. Mas não basta trocá-las. Esse tipo de lâmpada não pode ser acesa e apagada a todo o momento, por dois motivos, primeiro porque vai gastar muita energia cada vez que for acesa, e segundo, sua vida útil fica diminuída, já que este gesto vai danificá-las muito. Se não souber usá-las, não irá adiantar nada em questões econômicas.

Aquecedores a gás são excelentes formas de poupar energia elétrica e são muito mais econômicos. Basta usá-los de forma adequada, respeitando todas as condições de uso. Pode haver um gasto a mais na hora da instalação, mas a economia a longo prazo supera este investimento.

- Geladeiras mais antigas são famosas consumidoras de grande energia elétrica, se você ainda possui alguma, tente trocá-la por modelos mais novos principalmente, existem outros cuidados básicos que influenciam diretamente no seu bolso, tais como posicionar a geladeira perto do fogão,s por exemplo, o aquecimento do aparelho ira fazê-lo forçar sua potência ao máximo para garantir a temperatura do termostato, fazendo consumir mais energia sem necessidade, o mesmo acontece quando colocamos alimentos quentes na geladeira. Um consumo extremamente desnecessário, basta esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo.

-  Ferros de passar roupa também são grandes consumidores de energia, não devemos utilizá-los todos os dias, espere juntar uma quantia de roupa considerável para passar, o mesmo vale para as máquinas de lavar louça ou roupa, espere atingir a volume máximo de peças para ligá-las, pois grande parte do consumo de energia elétrica acontece ao ligarmos os aparelhos.