Ao contrário do que muitos pensam, a drenagem linfática não serve para perder peso. Ela costuma ser vendida como um tratamento de redução de medidas, e isso é apenas parcialmente verdade: ela reduz medidas, sim, mas apenas em caso de retenção de líquido. Isso não torna a drenagem menos útil, porém – a maior parte das mulheres sofre com retenção de líquido, e vários homens também.
Não é só a famosa TPM e as consequências mensais que a menstruação traz, mas também uma alimentação ruim, consumo exagerado de sal, remédios como a pílula anticoncepcional e outros motivos podem ser a causa do inchaço.
É aí que a drenagem linfática entra. Para quem não conhece, é uma massagem terapêutica com a função de drenar o líquido acumulado nos vasos do sistema linfático. E, com isso, desintoxicar o organismo. Há algumas concepções equivocadas a respeito da drenagem e, por isso, vamos falar quais são as características de uma boa drenagem, ajudando assim a conhecer melhor o procedimento para aqueles que interessados em fazê-lo:
1. A drenagem linfática não pode doer. É comum as pessoas pensarem que a massagem é um processo dolorido, mas uma boa drenagem não pode causar dor;
2. A sessão dura por volta de 50 minutos.
3. Ela deve ser feita sempre por um fisioterapeuta. Não aceite a massagem de outra pessoa, pois pode ter consequências graves para o organismo;
4. A drenagem pode ter acompanhamento de outros aparelhos, como o aparelho de alta frequencia, que ajuda a potencializar a drenagem.
5. Não é recomendado o uso de óleos na drenagem, pois atrapalha na pressão necessária para o procedimento. Já cremes à base de água facilitam o deslizamento da mão.
É normal sair de uma sessão de drenagem linfática com o corpo mole e vontade de ir ao banheiro, pois isso significa que a massagem deu certo, considerando que relaxar o corpo e eliminar os líquidos é o objetivo do processo.