Alguns autores questionam se realmente existe uma motivação externa, pois acreditam que toda a motivação venha da própria pessoa. Seja a motivação pessoal ou externa, ela só acontece se as coisas estiverem bem e se não houver problemas. Não existe uma pessoa motivada a fazer determinada coisa se aquilo não lhe agrada ou apenas lhe traz preocupação.

Para isso, é preciso criar um ambiente de trabalho agradável, onde haja cooperação entre os colegas e um clima harmonioso. Nesse caso, é preciso fazer gestão de pessoas, ou seja, pensar nos recursos humanos que trabalham na empresa em primeiro lugar para depois pensar em números.

Para muitas empresas essa ainda parece uma realidade distante, porém, as que já trabalham dessa forma possuem trabalhadores mais felizes, empenhados e com melhor produtividade.

Dentre as atividades que o gestor precisa desempenhar para manter a equipe é motiva-la é conhecê-la. Quando se conhece as pessoas fica mais fácil a convivência com elas e também de conhecer seus pontos fortes e fracos. Direcionando tarefas que resaltem o ponto forte do funcionário, ele se sentirá mais motivado a fazê-la, por ter mais facilidade e conseguirá desempenhar um bom trabalho.

Ações simples no cotidiano como incentivar o desenvolvimento de uma determinada tarefa ou elogiar uma bem executada são fundamentais para fazer com que o funcionário não desanime e ainda se sinta motivado. Reuniões em que os funcionários consigam expor seus pontos de vista e trocarem experiências são muito bem aceitas e refletem um efeito positivo.

Para diversificar e surpreender a equipe, ocasionalmente, prepare um dia diferenciado com uma dinâmica ou outra atividade de possa proporcionar bem estar e demonstre o quanto aquele funcionário é importante para você e a empresa. Não existe uma regra de como motivar os funcionários, o importante é sempre reconhecer o trabalho e dar apoio.