O natal é sinónimo de festividade e alegria, é possível decorar uma casa com flores próprias da época, este artigo vai expor quais as divisões promissoras para este tipo de decoração assim como alguns cuidados que se deve ter. 

Uma casa (um lar) tem que mostrar obrigatoriamente vida, para a tornar amistosa, aconchegante. No natal é importante que a casa inspire amor, família. E nada melhor que plantas para refletir a existência de vida.

A sala será o espaço da casa, onde a decoração de natal se deve centrar, uma vez, que o natal significa união familiar, e é nessa divisão que se vai receber amigos e família para o convívio natalício.

Na decoração de natal a planta central é o pinheiro, decorado e ornamentado convenientemente, este pode permanecer em casa durante a época dentro de um vaso, mas é importante que seja transportado para o exterior posteriormente para poder sobreviver. No entanto não é o único elemento vivo que pode decorar uma casa no natal.

Nesta época as cores predominantes e que associamos ao natal é o vermelho e branco, por isso associa-se flores e árvores de fruto vermelhos, nomeadamente as famosas bolinhas vermelhas.

Existem diversas flores que podem decorar a casa e sobretudo a sala no natal, é o caso de:

  • Euphorbia Pulcherrima, é a flor designada como “a flor do natal”, esta planta pode ser plantada em vasos decorativos, tem folhas largas, e flores estrelares  e variam de tonalidade entre o vermelho e o branco, é ideal para um centro de mesa, ou no corredor, na entrada da casa. Tem que se ter cuidado em regar (pouca água) e exposição á luz. É importante vitaminar esta planta. E ter cuidado com as crianças, pois ela pode ser venenosa.
  • Azevinho (Ilex aquifolium), as famosas bolinhas, bagas ou azevinhos vermelhas tão características desta época natalícia, este arbusto encontra-se especialmente no norte do pais e a sua colheita é proibida, no entanto esta arvore/arbusto é ideal para ter num jardim externo, na época de natal, pequenos ramos são apanhadas para ornamentar centros de mesa ou castiçais, que se pode espalhar por toda a casa, e dar um ar de festividade. É muito resistente e de lento crescimento, simboliza amor e esperança, por isso é tão utilizado nas decorações de natal.
  • Visco, esta planta já é muito rara de se encontrar, porem no norte do Portugal ainda o é possível, é colocado por cima da porta de entrada na época de natal, simboliza protecção, é costume dar um beijo a quem se acompanha quando se passa por baixo do visco. É um arbusto que dá umas bolinhas brancas.

Pode-se combinar uma serie de plantas como o azevinho, o visco, ramos de medronheiro, pinhas dos pinheiros  para preparar arranjos bonitos para decorar toda a casa.

O jardim é quem dá as boas vindas aos visitantes da casa e este pode ter diversas flores de tonalidades vermelhas, que fazem lembrar que se está na época de natal, como:

  • O Azevinho, que é uma arvore muito resistente e selvagem;
  • Mussaenda erythrophylla, é um arbusto muito vistoso, que pode ser utilizado como trepadeira, por exemplo, á entrada da casa, necessita de muita luz, e adubos adequados.
  • Salvia officinalis, salva, é um arbusto, que dá flores de varias cores (tons lilases) e tem o poder de afastar os maus espíritos, segundo algumas culturas, contrastam um pouco com o vermelho do natal, mas dá um ar de protecção e alegria ( é conhecida com alegria do jardim).
  • Clerodendrum thomsonae, costuma ser designada por lágrima de Cristo, é uma planta tropical, não é muito comum encontra-la em Portugal. No entanto combina perfeitamente com o natal, a parte branca da flor faz lembrar a neve que cai e a parte interior o vermelho.

Os arbustos devem estar devidamente limpos e aparados para dar as boas vindas a quem chega. É preciso ter cuidado com a época da plantação, para o aflorar coincidir com a época que se comemora.

Qualquer que seja a decoração que você escolherá, o importante é um natal cheio de alegria e muita paz!