Se você é um profissional que utiliza a voz constantemente ou até mesmo que a tem como instrumento de trabalho, saiba que é necessário dedicar alguns cuidados para mantê-la sempre saudável.
Professores, radialistas, jornalistas, cantores, atores são alguns dos profissionais que exigem mais da voz do que outras profissões. Então como evitar problemas e ter uma voz sempre saudável?

Procure um bom fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é o profissional mais recomendado para fazer um exame e avaliar se você está cuidando bem ou não de sua voz. Se você tem um bom plano de saúde certamente terá acesso a um profissional com essa especialização, então fique atento as recomendações.

É o fono que tem competência para lidar com as funções neurovegetativas, que são: mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração(muito importante para quem usa a voz diariamente). A condição saudável desses aspectos resulta diretamente na forma em que se fala e na sua fluência.

Mesmo que você não trabalhe, por exemplo, na área de comunicação como rádio, TV ou em salas de aula, outros profissionais também podem ser incluídos na lista dos que precisam dedicar uma atenção redobrada à voz, como operadores de telemarketing, vendedores, guias de turismo, entre outros.

Como cuidar da voz com boa alimentação

Você sabia que é possível promover a saúde bocal através de uma boa alimentação. Alguns alimentos são listados como promoventes de limpeza, eles tem a função adstringente, como é caso da maçã. Outra dica é sempre beber goles de água para umedecer a garganta durante o uso da voz. O melhor é que esteja em temperatura ambiente.

Durante as horas de trabalho não é recomendado ingerir leite e seus derivados, eles aumentam a quantidade de saliva e o resultado pode não ser o esperado.

Para usar corretamente a voz, faça exercícios

Para quem já fez aulas de teatro ou já viu a preparação de alguns profissionais de rádio antes de entrar no ar, sabe que há alguns exercícios de aquecimento antes de utilizar a voz. Isso ajuda muito na fluência e evita o cansaço das cordas vocais, já que antes da demanda do uso há uma preparação prévia.

Você pode vibrar a língua e os lábios, alongar os lábios ao abrir e fechar a boca, rodar o pescoço em todas as direções e fazer repetições de trava-língua, essa técnica é bastante usada por profissionais da voz. É assim que o indivíduo aprende a controlar a respiração e coordená-la, são técnicas fáceis e práticas que podem ser feitas por qualquer pessoa.

Quer ter uma bela voz? Evite o cigarro.

Não é novidade os inúmeros prejuízos que o cigarro provoca para seus usuários, então acrescente ainda mais um, o fumo prejudica a voz. A fumaça resseca o trato vocal e o alcatrão agride o sistema respiratório. Já ouviu falar do pigarro? Nada mais é do que uma irritação causada pelo fumo, a pior consequência é o atrito nas cordas vocais e o pior, podendo lesioná-las.

Como está a sua postura?

A postura é outro assunto que está intimamente ligado com a fala, porque é através também de uma boa postura que a voz sai livre e clara. Grandes líderes da história ao falar em público mantiveram uma postura ereta, o que passa a imagem de segurança e liderança e esse posicionamento é refletido na voz.

Mesmo se você trabalha sentado, mantenha a postura ereta, vai facilitar a sua respiração. O uso de roupas confortáveis também é recomendado. Para quem passa horas em pé, como professores, a dica é, além de manter a postura, ter os dois pés firmes no chão, sem rigidez, mas de forma equilibrada para evitar a tensão que pode ser facilmente refletida na fala.

Algo que fazemos às vezes sem pensar nas consequências é gritar, evite a todo custo esse uso intensivo, tente buscar o equilíbrio. Observando esses cuidados você vai preservar a saúde de suas cordas vocais e além de passar mais segurança ao falar, poderá manter uma voz sempre saudável.

Que cuidados você toma com sua voz?