O comércio eletrônico tem crescido num ritmo alucinante no Brasil. Estima-se que o comércio online faturou R$ 28,8 bilhões  em 2013, o que representa 28 % a mais do que em 2012.  A estimativa de crescimento para o ano de 2014 é de 20 %, e esta tem sido a média de crescimento anual desta modalidade de comércio no Brasil.

            A facilidade do acesso à internet nos últimos anos, somada à grande comodidade proporcionada pelo comércio eletrônico, foram os maiores responsáveis por este crescimento estrondoso.

            Além do excelente panorama vivido pelo comércio eletrônico, podemos citar outras vantagens de se ter uma loja virtual.

  • Você tem uma loja que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, gerando vendas mesmo nos domingos e feriados.
  • Não importa se você trabalha no centro de São Paulo ou numa aldeia de Roraima. Se a sua loja for bem otimizada e receber muitas visitas, ela terá uma abrangência em todo o mercado nacional.
  • Baixos custos para abrir uma loja online. O único aluguel que você paga é o da hospedagem dos arquivos do site, cujo custo é irrisório.  Você não tem funcionários, a não ser que queira contratar o serviço de um webdesigner, o que é desnecessário, dada a grande qualidade visual dos templates prontos disponíveis na internet.

Por estes e muitos outros motivos, se você quer ser um empreendedor de sucesso e tem pouco capital para investir, o caminho mais recomendado para trilhar é o de abrir uma loja virtual.

            Mas mesmo com todas estas facilidades, só entrar neste mercado não garante o sucesso. Justamente por ser fácil criar uma loja virtual, muitos tentam e a concorrência é grande.  Alguns fatores são fundamentais para o sucesso de seu negócio online. São eles:

            Planejamento.

           

Talvez o fator mais importante. Para que seu empreendimento tenha sucesso, é fundamental que você planeje cada etapa do seu negócio. Em primeiro lugar devemos analisar bem o mercado e escolher corretamente o nicho em que devemos atuar. Para acertarmos na mosca neste primeiro passo, teremos que escolher um nicho bem definido: ou seja um segmento do  mercado pequeno o suficiente para que não haja muitos concorrentes.

            Devemos analisar muito bem a nossa concorrência. Saber aonde  ela está acertando e onde está errando, para que possamos suprir estas deficiências.

            Em seguida deve-se escolher um bom nome de domíno, que represente bem do que trata a sua loja e ao mesmo tempo seja composto por palavras-chave bem buscadas.

            Devemos também planejar o quanto do capital deve ser destinado à publicidade e  quanto em estoques, design, etc...

           

A escolha de uma boa plataforma.

            A escolha de uma boa plataforma é fundamental para o sucesso de seu e-commerce. A plataforma é a base sobre a qual toda a sua loja será construída, portanto a sua escolha terá uma influência direta no sucesso de seu e-commerce.

            Existem diversos tipos de sistemas de criação de lojas virtuais  como as gratuitas, tendo a  prestashop e a Magento como exemplos.  Temos também as pagas, que oferecem suporte técnico e a possibilidade de personalização.

            Fatores como a qualidade do suporte e o nível de segurança, a usabilidade por parte do usuário e o design são os que mais devem pesar na escolha de uma plataforma.

            Design

            Em matéria de design, não basta que a sua loja tenha um layout bonitinho e agradável.  Mais importante ainda é que as informações estejam muito bem organizadas de forma que o cliente não se perca ou não se confunda no meio de informações desencontradas.          

Crie a loja com o intuito de facilitar a navegabilidade do visitante.    Exponha seus produtos em fotos de qualidade.  Exiba os preços e outras informações com clareza.  Não há nada que espante mais o cliente do que a falta de clareza nas informações.

Hospedagem.

Outro aspecto importante é a escolha do servidor de hospedagem. Sua loja não pode correr o risco de sair do ar nem por um momentinho. Além disso uma loja virtual é um site altamente dinâmico com a entrada e saída de produtos a todo o momento. É necessário, portanto investir em um plano de hospedagem que ofereça suporte à criação de banco de dados.

Esqueça portanto qualquer plano baratinho. Opte por um serviço altamente confiável e profissional como o da Hostgator, que oferece entre outras coisas  transferência e espaço em disco ilimitados, hospedagem de domínios ilimitados, garantia do seu site no ar 24 horas por dia e suporte para qualquer dúvida que você tiver 24 horas por dia também.

Fornecedores de confiança.

Se você for revendedor, terá que contar com fornecedores de confiança para que eles não o deixem na mão quando você mais precisar.

Procure diversificar seus fornecedores, para que não fique dependente de um só. Mesmo assim só mantenha entre seus forncedores aqueles que são recomendados por outros vendedores.  Essa informação você  obtém facilmente nos vários fóruns de discussão sobre importação que existem na internet.

Jamais compre de fornecedores que não aceitam intermediadores  de pagamento. Esses sites te oferecem a possibilidade de reembolsar o valor, caso ocorra algum problema na remessa do produto.

Optar por fornecedores que vendem no atacado, é uma escolha bem interessante, pois você paga menos por cada unidade com issi tende  aumentar a sua margem de lucro.

Pagamentos.

Existem várias formas de pagamento que você pode implementar na sua loja. Para quem está começando é recomendável o uso de serviços intermediadores como os do pagseguro, paypal ou bcash, pois eles oferecem a garantia de 14 dias para qualquer compra, transmitindo mais segurança para seus primeiros clientes que não conhecem você.

Além disso eles oferecem várias alternativas de pagamento, incluindo o boleto bancário e o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Eles mantém parceria com as principais operadoras de cartão de crédito do Brasil e do Mundo.

Se possível inclua outras formas de pagamento como via transferência bancária, pois o aumento das opções facilita a vida do comprador.

Bons Métodos de divulgação.

Além dos fatores apontados acima, você precisará principalmente de um bom fluxo de visitantes na sua loja para vender seus produtos.

É preciso isso existem diversos métodos de divulgação como a otimização do seu conteúdo para os sites de busca, o investimento em links patrocinados do Google, Facebook e Uol, a integração da sua loja à shoppings virtuais, campanhas de e-mail marketing para seus clientes e a vasta divulgação da sua loja e novidades nas redes sociais como Facebook, Twitter e Google +.

           

            Logística.

            Agilidade na entrega dos produtos também é outro ponto fundamental para o sucesso de seu negócio. Organize bem o envio das encomendas de seus clientes, procurando realizar as entregas da maneira mais rápida possível.  Se você quer fidelizar seus compradores, então  não deve deixá-los esperando por suas encomendas.

            Os correios e as transportadoras são os meios de entrega mais utilizados, sendo que os primeiros são a escolha mais viável para quem está começando.

            Nesse caso, procure instalar em sua loja plugins que calculem o valor final do produto, incluindo o valor do frete.

            Assim que o produto for postado, não esqueça de informar a seu cliente sobre o  código de rastreamento gerado pelos correios. Isso  o deixará mais tranquilo.

            Conclusão.

            Resumindo, além do impacto visual e de oferecer uma maior comodidade à seu visitante na navegação, o fator crucial que fará a diferença entre a sua loja e a concorrência, será a segurança transmitida aos seus futuros clientes.

            É importante lembrar que no meio virtual, vendedor e comprador não estão tendo um contato direto cara-a-cara, e portanto  você deve investir pesadamente em todos os aspectos que façam com que o visitante de sua loja se sinta seguro nela e que tenha certeza de não será mais uma vítima de tantos golpes que existem pela internet.

            Essa confiança, além quebrar a resistência inicial, fará com o cliente sempre volte à sua loja.