Antes de começarmos vale lembrar que há tipos diferentes de currículos, existe as aplicações profissionais e existem modelos específicos para aqueles que estão pretendendo iniciar seu mestrado ou doutorado, hoje falaremos sobre os currículos profissionais.

Você sabe qual é a diferença entre um currículo eficaz e um currículo eficiente :

Currículo eficaz - É aquele currículo bem elaborado, organizado, objetivo e bem distribuído, que chama a atenção de qualquer recrutador.

Currículo eficiente - É aquele currículo que mesmo sendo simples com poucas sessões ou sentenças bem elaboradas fazem a diferença aos olhos dos recrutadores com palavras chaves, bem sucinto e que na maioria das vezes é o selecionado para entrevista.

Agora, como tornar seu currículo eficaz e eficiente ?

Bem, para essa pergunta vamos dar algumas dicas simples começando pela apresentação, nunca insira dados pessoais em demasia, apenas seu nome, endereço, Telefones de contato ( dois números é o suficiente), e mail e só, nada de colocar RG, CPF, Título de eleitor, número de CNH e etc, pois essas informações serão importantes apenas se você for contratado, pois muita informação desnecessária torna o currículo cansativo e desinteressante.

Uma apresentação minimalista é bem vinda, dizendo sua formação acadêmica, experiência profissional e área de atuação pretendida, mas novamente reforço, deve ser uma apresentação minimalista, os detalhes deixe para depois, pois haverá campos específicos para este fim. Esta apresentação é muito importante pois é o momento da leitura em que um recrutador vai decidir se continua lendo ou não seu currículo.
Tente deixar a apresentação mais atraente possível, lembrando que um currículo não deve ultrapassar 2 (duas) páginas.

Formação Acadêmica - É um campo onde você pode incluir informações como formação técnica, graduação, pós graduação, mestrados e/ou doutorados, assim bem como cursos de especialização e de aperfeiçoamentos, citando o ano de conclusão e a Instituição de ensino.

Experiência profissional - Esse espaço é um grande desafio, pois muitos não sabem o quê e como demonstrar suas experiências profissionais, sendo um desafio maior para aqueles que estão começando sua carreira e possuem pouca ou nenhuma experiência.

Uma dica bem legal para aqueles que não possuem experiência profissional, é valorizar a área de formação acadêmica, coloque sem medo cursos profissionalizantes, projetos que participou em sua instituição de ensino, na comunidade enfim algo que demonstre seu interesse em aprender, desenvolver e participar de várias atividades.

Já para aqueles que possuem uma boa bagagem profissional, o ideal é usar o bom senso escolhendo as experiências que mais contribuem para a vaga a qual esta concorrendo, por exemplo, quando uma pessoa já trabalhou em diversas áreas, como marketing, folha de pagamento, Almoxarifado, Financeira, atendimento ao público, entre outras, e vai concorrer a uma vaga de analista de custos, o mais indicado é ressaltar aquela pertinentes à função de um analista de custos, como a experiência na área financeira e no máximo a de folha de pagamento, por terem mais relação com custos.

Apesar da polivalência estar em alta nos dias atuais, um currículo cheio de atividades sem muitas co relações de atividades desenvolvida, pode demonstrar falta de foco e direcionamento de carreira, o que leva a uma possível desqualificação do candidato.

Uma pergunta muito importante que fazemos hoje é sobre a pretensão salarial, devemos ou não colocar a pretensão salarial no currículo.

Tudo vai depender,  se é algo que a vaga solicita, não tenha medo, seja honesto e não se desvalorize, mesmo estando desempregado, pois você pode não aguentar a pressão de ser o que tem o menor salário desempenhando uma mesma função que outros em sua área, isso é auto destrutivo. Essa é uma tarefa difícil pois é difícil se precificar para uma vaga com tantos concorrentes, dizer o quanto se vale é difícil mas não impossível, pois devemos estar ciente que você vale aquilo o que sabe fazer, o que tem de know-how e se há outros com a mesma capacidade que você, lembre se sempre da Lei de oferta e procura, pesquise a faixa salarial na região de interesse e negocie se for o caso.

Outro ponto importante é o idioma, esse sem dúvida é o pior para tentar "enfeitar", dizendo ser fluente só porque você canta meia dúzia de músicas do tal referido idioma. Já vi e ouvi muitas histórias de pessoas que tentam jogar um  verde no entrevistador dizendo que fala fluente e na hora da entrevista não conseguem nem se apresentar, e acabam perdendo a oportunidade, mesmo sendo o dono ou a dona de um currículo quase perfeito, se não fosse o idioma é claro.

Agora aqueles que realmente possuem segundos e/ou terceiros idiomas, não hesitem em colocar isso em seu currículo, pois a cada dia que passa as empresas estão se internacionalizando, e as unificações em operações de cooperação estão se tornando costumeiras, e se você tiver o idioma necessário para participar de uma negociação, treinamento, reunião o que seja, isso será um grande diferencial ! Não se esqueça de colocar experiências fora do país se houver, isso dará mais visibilidade em seu currículo.

Sejamos honestos, se você tem conhecimentos básicos então diga isso, e que você se esforçará mais para aperfeiçoar e que está estudando para isso ( se realmente estiver), enfim sempre seja verdadeiro, em qualquer campo não só no idioma, pois imagine você dizendo que sabe calcular uma folha de pagamento e na hora de desempenhar a função não sabe o que fazer nem por onde começar, seria hilário se não fosse trágico.

Outra dica não menos importante é que não assine seu currículo, pois é desnecessário e passa uma imagem de falta de segurança do candidato e não se esqueça de manter seu currículo sempre atualizado !

Hoje em dia muitas empresas preferem currículos dinâmicos sucintos, escritos de forma clara, sem rodeios, pois tempo é dinheiro e isso já há muito tempo atrás !

Boa sorte a todos !

^^curriculos