O conteúdo viral é aquele se espalha automaticamente no ambiente que é publicado e é transmitido em outras plataformas. Esta estratégia é muito eficaz para divulgar marcas e produtos, mas não é algo também simples de fazer. Afinal de contas, é necessário atingir e provocar os receptadores estimulando-os a compartilhar o conteúdo espontaneamente.

Se você tem um site, uma empresa ou mesmo uma página nas redes sociais, saiba que ‘’emplacar’ virais é uma das melhores maneiras de conseguir aumentar o seu público em pouco tempo, deixando a sua marca famosa. Normalmente, os virais comuns ocorrem espontaneamente, a internet está cheia de exemplos de vídeos, desabafos e imagens, que por algum motivo caem no gosto dos internautas e acabam sendo compartilhados.

Agora, se você pretende criar um conteúdo viral, esta ideia requer ideias cuidadosamente pensadas. Há vários fatores que podem nortear o seu planejamento e que devem ser levados em consideração. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui dicas de como criar conteúdo viral. Confira abaixo:

Entenda o que é conteúdo viral e benefícios da estratégia:

O conteúdo viral, como se sabe, tem este nome porque se espalha espontaneamente como um vírus e de forma rápida, há peças que atingem milhões de pessoas em menos de uma hora, devido à velocidade que as coisas se propagam na internet.

 O marketing a princípio só traz benefícios para o negócio, pois direciona o olhar de milhares de pessoas para o seu serviço, aumentando as possibilidades de consumidores e consequentemente os lucros. Porém, fazê-lo corretamente para que o efeito não seja contra a empresa.

Produza um conteúdo exclusivo e novo:

O que você gosta de ver na internet? Novidades, não é mesmo? Conteúdos que já são velhos e foram utilizados outras vezes pela concorrência, dificilmente, irão chamar a atenção do público-alvo. Portanto, a primeira coisa a se fazer é estudar as características e gostos das pessoas que pretende atingir, mesmo sabendo que um bom viral atinge em grandes proporções e não fica presos à classificações e gêneros, é bom ter estas informações como base.

A partir daí, é necessário concentrar as energias para criar um conteúdo que ninguém mais tenha e apareça como uma grande novidade. Também é possível embarcar em tendências, por exemplo, uma situação inusitada que ocorreu e é do saber de todos, pode ser tratada com bom humor, mesclando com informações da sua marca.

Use as ferramentas ao seu favor:

Para que o conteúdo se espalhe é preciso que os internautas encontrem facilidade para compartilhá-lo. Levando isso, em consideração, deixe bem à mostra os botões para compartilhamento, no campo de visão dos usuários. Evite colocar procedimentos que antecedam o ato de compartilhar, pois isto pode fazer com que as pessoas desistam, enfraquecendo a campanha.

Seja objetivo:

Não escreva praticamente um livro e espere que se torne viral. O conteúdo com potencial de viralidade é aquele que é curto, fácil de absorver e conciso. Ao seguir estes conceitos, aumenta-se a chance de que a campanha seja compartilhada imediatamente, do contrário ela terá um alcance menor do que o espere, pois não é todo mundo que tem paciência para ver coisas extensas na internet.

Fuja dos truques:

Quem entende bastante de redes sociais, geralmente, fica pensando em truques que possam aumentar o engajamento do público. Mas, isto não é totalmente funcional, pois se o conteúdo for bom mesmo, ele irá se espalhar. Agora, senão tiver qualidade ou não agradar, não há truque que dê jeito.

Coloque a personalidade da marca no conteúdo:

Esqueça o meio termo, a sua marca tem que se posicionar, sem ficar em cima do muro, pois é isso que lhe trará personalidade e fará com que as pessoas se identifiquem e gostem. Se o conteúdo estiver apostando no humor, inove, faça leituras que ainda não foram feitas. Esta é uma excelente oportunidade de se impor no mercado, não gaste-a produzindo algo que não causará impacto.

Mexa com o emocional das pessoas:

Sabe aquele vídeo da criança fofa que todo mundo compartilhou na sua Time Line? Então, isso aconteceu porque o conteúdo do vídeo mexeu com o emocional das pessoas. Essa é uma ótima estratégia para tornar uma campanha viral. Procure despertar sentimentos bons em seu público, fazendo com que ele queira que os demais vejam o que ele viu, levando ao compartilhamento. Para isso vale usar bebês, velhinhos, animais, situações de solidariedades, etc.

Desperte o sentimento de nostalgia

As pessoas adoram lembrar-se do passado, especialmente, quando isso lhe traz boas lembranças. Sendo assim, a nostalgia é uma ótima vertente para desenvolver uma campanha viral. Que tal fazer uma releitura de uma propaganda antiga, utilizar como referência um desenho animado antigo? Tudo isso pode ser funcional se for bem canalizado.

Capture o momento:

A cada dia que passa surge uma nova situação, que geram virais por, no máximo, uma semana. Então, é preciso saber tirar proveito destes fatos e produzir o seu próprio conteúdo viral.  Por exemplo, quando todo mundo estava falando que o mundo ia acabar, uma famosa página começou a produzir conteúdo do tipo últimas imagens para ver antes de morrer, entre outras coisas com a mesma temática e que atraiam o público pelo bom humor.

Evite conteúdos que as pessoas tenham vergonha de compartilhar

Quando estiver o conteúdo pense ‘’Eu compartilharia isso?’’.  Parece bobo, mas muita marca perde a oportunidade de se tornar viral porque produz algo que não encoraja os internautas a compartilhar. Basicamente, a dica é evitar conteúdos sobre pornografia, fofocas inexpressivas de famosos, remédios para emagrecer, temas muito íntimos e grosserias.