O Wordpress é um dos mais populares e mais usados sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) do mundo. Atualmente 14% dos sites mais populares do mundo utilizam o Wordpress como gerenciador de conteúdo, 63 milhões de sites usam o Wordpress.

Criar um blog Wordpress não é uma tarefa tão simples para pessoas que não têm conhecimentos técnicos sobre banco de dados, transferência de arquivos via FTP, acesso ao servidor via SSH, etc, porém existem muitos serviços que disponibilizam instalador gratuito que permite a você instalar um blog Wordpress em menos de 2 minutos com apenas poucos cliques.

Antes de criar seu blog Wordpress, conheça as vantagens

Muitas pessoas, antes de criar um blog, pesquisam quais as melhores soluções para fazer seu blog e ter um bom desempenho perante os mecanismos de busca. Pois, como sabemos, existem plataformas que são mais amigáveis aos Google que outras. Uma questão bastante debatida entre os profissionais de SEO, por exemplo, é qual das plataformas é mais amigável ao Google; Blogger - plataforma de criação de blogs da Google ou o Wordpress, gerenciador Open Source.

A verdade é que por mais que muitas plataformas sejam amigáveis ao Google, se o usuário não souber como utilizar todos os recursos de SEO, obviamente ele não conseguir obter bons resultados frente as SERPs (Páginas de Resultados das Buscas). Apesar do Blogger ter passado por ótimas mudanças nos últimos anos, o Wordpress ainda é considerado a mais amigável plataforma de criação de blogs grátis.

Pré-requisitos para crar um blog Wordpress

Antes de criar um blog Wordpress você tem que contratar dois serviços essenciais para manter seu site, são um domínio e a hospedagem, em nosso site, preparamos um artigo indicando os melhores serviços de Hospedagem para Wordpress, bem como o melhor lugar para registrar um domínio. Confira nos links abaixo: