Criar bons títulos para o seu site ou blog é fundamental para atrair o público, mas você sabe como criá-los? Seguindo algumas estratégias é possível tornar os seus títulos mais atrativos e bem indexados. Aprenda as táticas e coloque em prática!

Na internet, parte do sucesso da sua página se deve a criação de bons títulos, pois são eles os responsáveis por trazer o público para dentro do seu texto e posteriormente conhecer o restante da plataforma. Portanto, assim como todo o texto o título deve ser muito bem pensado.

Que os títulos tem que ser objetivos todo mundo já sabe, porém, existem outras técnicas que ajudam a otimizar os termos utilizados para nomear o artigo. Para te ajudar, nós iremos trazer algumas dicas de como criar bons títulos.  Confira abaixo:

Resuma o que o leitor vai encontrar no seu texto

Se o textos que você está escrevendo está falando de sapatos de salto alto para mulheres, então, no título é necessário colocar palavras que indiquem que o assunto é sapatos, a especificidade é de salto alto e o público direcionado é o feminino.

Dessa maneira, você atingirá com maior facilidade o seu público-alvo, evitando que outros nichos entrem no seu textos e saiam rapidamente com uma impressão ruim da sua página. Evite este problema, resumindo o texto no título e especificando-o o máximo possível.

Escreva títulos completos, mas objetivos

Como foi dito anteriormente, o título deve resumir o que está dentro do título, porém, de forma nenhuma faça títulos muito longos. O ideal é que somente as palavras-chave, ou seja, as principais sejam colocadas no título, ajudando o leitor a identificar o que é do seu interesse.

Não há um número exato de caracteres que devem sem empregados em um título, mas, recomenda-se que tenha até 60 ou no máximo 70 caracteres. Mais do que isso, o título poderá ser cortado quando aparecer na pesquisa do buscador, fazendo com que o internauta não leia o conteúdo.

Faça títulos originais e únicos

Não escreva títulos que já existem, procure se desvencilhar daquilo que já existe. Mesmo que o assunto já tenha sido falado por outra plataforma, procure usar outras palavras, mas sempre resumindo o texto. Além disso, se haver a cópia pode configurar plágio, abrindo precedente para que a sua página seja contestada.

Fazer títulos originais evita que você crie uma concorrência desnecessária. Por exemplo, não é indicado escrever: Aula 1, Aula 2 e assim por diante. Ao fazer isso, haverá muita dificuldade para que o Google faça a indexação. Sendo assim, não enumere, mas sim, utilize palavras que deem destaque ao textos.

Atenda a necessidade do leitor

Esta estratégia costuma passar despercebida pelos SEOs, mas é um ponto fundamental para atrair o leitor e mantê-lo na sua página. Ao criar os títulos pense em palavras que podem estar na cabeça do seu leitor, de preferência para os sinônimos mais famosos.

Utilizar palavras rebuscadas e que fazem parte do seu vocabulário pode ser um tiro no pé, pois nem todos pensam igual a você. Procure pensar do mesmo jeito que os internautas e aplicar os termos no artigo.

Varie nas palavras-chave

Para deixar o título do seu texto bem indexado é indicado variar nas palavras-chave. Em um único título é possível usar mais de duas palavras para dizer a mesma coisa. Se o seu texto falar sobre ‘’ marketing’’, aplique também o termo ‘’ propaganda’’, ‘’ publicidade’’, entre outros.

Porém, não exagere! Jamais coloque no mesmo título mais de quatro termos dizendo a mesma coisa, pois isto pode contribuir para que o internauta se confunda e não entre no seu texto.