Nem sempre é fácil manter uma empresa, são muitas contas para pagar, funcionários para manter, enfim, quando é preciso, cortar gastos não é fácil.

Muitas vezes empreendedores concentram seus esforços em algumas áreas que parecem apresentar “sobras“, enquanto o maior peso sobre a empresa está, na verdade, em outras.

Sempre que é necessária a redução de gastos, a primeira grande candidata a cortes é quase sempre a folha de pagamentos, o que nem sempre é uma boa ideia, uma vez que pode significar a perda de vantagem competitiva com a saída dos melhores funcionários, desmotivados em um ambiente no qual não se sentem valorizados.

Sendo assim, para que o esforço de gestão seja eficiente, alguns pontos devem ser levados em consideração antes que decisões precipitadas sejam tomadas. É um dos mais importantes é investir no Ativo Econômico (ativos imobilizados ou intangíveis como patentes e marca, que geram fluxo de caixa) e focar as atividades nas quais a empresa é especializada, limitando gastos em ações que não são a finalidade do negócio. Assim, investimentos realmente necessários são aqueles que efetivamente trazem resultado: novas tecnologias, máquinas, produtos, pesquisas, ações de marketing, etc.