Se sempre achou que era artista mas nunca o elogiaram muito. Se sempre gostou de desenhar mas não tinha muito boas notas a Desenho e se acha que tem o melhor gosto de sempre mas há muita gente que discorda, quando for a fazer os seus convites de casamento talvez seja melhor optar por contratar um fornecedor. Pode querer poupar ao máximo, pode até mesmo ter um orçamento muito limitado para a realização do seu casamento mas pense que é você irá querer que tudo o que gire á volta do seu casamento seja perfeito e, para isso, terá que ter uns convites de casamento maravilhosos!

Como em todas a vezes que contratar uma empresa para fazer o que quer que seja, ao longo da sua vida, há sempre aspectos que tem de ter em conta. Primeiramente, e antes de escolher alguma empresa, pense bem no tipo de convite que quer fazer (no quão se enquadra com o seu casamento a nível geral), mesmo que o convite vá sofrendo alterações (com os profissionais a auxiliarem verá que puderá ter sugestões fenomenais) já terá uma ideia base de onde o resultado final irá advir, certamente. Tem de, enquanto noivo, ter em atenção que os convites devem ser encomendados no local onde os irá imprimir com pelo menos quatro meses de antecedência relativamente á data do casamento (devem ser enviados para os convidados dois meses antes).

Quando tiver uma ideia base de como será o seu convite deverá, inicialmente, pesquisar muitas empresas e analisar bem os seus trabalhos. Veja se são empresas próximas do local onde reside (para facilitar as deslocações) e veja se apresentam trabalhos que vão de acordo com os seus gostos. Compre revistas, pesquise nos jornais e, acima de tudo, na internet. Encontrará, certamente, a empresa ideal para si. Seguidamente, entre em contacto com esta, pergunte quanto tempo demorará a elaboração dos convites (tenha em atenção que, geralmente, a empresa que trata dos convites também trata de outros detalhes como os menus, as mesas, e os cartões de visita); veja se a empresa é experiente e analise aprofundadamente todos os trabalhos que têm para apresentar. Claro que um dos pormenores mais importantes é, sem dúvida, o quanto custará o trabalho: veja se vai de acordo com o seu orçamento, pense que uma empresa puderá parecer-lhe a ideal mas que não deverá exceder o dinheiro que considerou necessário para os convites pois puderá faltar-lhe dinheiro para outro ponto do casamento; pergunte também ao fornecedor como é a forma de pagamento e veja se lhe é possível pagar desse modo. Peça conselhos aos especialistas, veja se a sua ideia base é boa, se pode ser melhorada, se a empresa considera viável o seu "projecto" inicial.

Discuta, seguidamente, as suas ideias com quem já passou pelo mesmo: familiares ou amigos; é sempre bom ter a opinião de terceiros mas saiba que, de maneira alguma, deve seguir somente o que os outros dizem. O casamento é seu e ponto final. Ainda relativamente ao fornecedor veja se este concorda com a conjugação do seu convite ao tipo de festa que pretende realizar (podemos achar que o convite que fizemos respeita o tema mas as interpretações variam, é sempre bom ouvir quem está dentro do assunto). Finalmente, o elemento "tempo". Pergunte não só quanto tempo demoram a ser feitos mas se, mesmo que o trabalho demore um pouco mais, se os convites são entregues com a antecedência necessária. Peça também, logicamente, para ver uma prova final (tem de estar conforme aquilo que quer) e se estiver boa e só imprimir!

Tenha a certeza de uma coisa, a empresa irá ajudá-lo ao máximo. Podem, com certeza, aconselhá-lo a alterar o texto (para ser mais claro para os convidados); não se pode esquecer do tipo de papel que deseja (peça ajuda se não fizer a mínima ideia) e se também, finalmente, tratam da entrega final. Se for possível, peça que sejam entregues na casa de um dos noivos ou familiares, terá, deste modo, o seu trabalho bastante mais facilitado! E… menos uma preocupação!