Constituição da Monarquia Portuguesa.

Portugal foi o primeiro país do mundo em estabelecer um governo forte, determinado por monarquia, todo poder estava na figura do rei, concentração da ideologia absolutista.  Mas por que esse fato político aconteceu exatamente com Portugal.   

 A formação da Monarquia de Portugal teve como motivação a organização política do país com objetivo de expulsar os árabes. A razão primeira da constituição da Monarquia foi por motivo de conflitos na religião.

 Os povos árabes invadiram essa região a partir do século VIII. Os fatos que desencadearam posteriormente      ficaram conhecidos com guerra da reconquista.

Durante um longo período, as comunidades cristãs tiveram que mudar para o norte de Portugal.

A partir do século XI, os portugueses cristãos conseguiram fundar vários reinos entre eles: Aragão, Navarra,  Leão e Castela, com expansão portuguesa, os muçulmanos tiveram que se dirigir ao sul localizando mais especificamente ao litoral.

Nesse período da guerra da reconquista o nobre Henrique de Borgonha, em reconhecimento recebeu do rei do rei Leão e Castela, Afonso VI, a sua filha em casamento, recebendo de presente o condado portucalense.  

Mais tarde o filho de Henrique de Borgonha, Afonso Henriques, tornou com apoio dos cristãos, transformando-se naturalmente o rei de Portugal 1139, terminando os laços políticos com Leão e Castela.

Teve inicio a dinastia Borgonha, que estendeu seus domínios para o sul, atingindo o rio Tejo, fez de Lisboa a sua capital fundando dessa forma politicamente Portugal.

Teve no início, desse modo, a dinastia de Borgonha. Afonso Henriques, o Conquistador, estendeu seus domínios para o sul, até o rio Tejo, e fez de Lisboa sua capital, expulsando os mulçumanos.

Aconteceu outro fato político interessante, isso no ano 1383, com a morte do ultimo rei da dinastia de Borgonha, Dom Fernando o formoso.

Portugal passou ser ameaçado e poderia ser anexado pela nobreza de Leão e Castela, antigos parentes. Os portugueses particularmente a burguesia nascente de Portugal, não desejava que país fosse governado por um poder estrangeiro.

A burguesia tinha muito medo, ter seus interesses comerciais prejudicados pela nobreza dos castelhanos, uniu com diversas famílias, entre elas os Vasconcelos, que vieram de Vasconça região da Espanha perseguido pela inquisição. Essas famílias receberam título de nobreza togada.

A junção de todas essas forças para evitarem a perda da soberania portuguesa aclamou do D. João, o irmão do rei morto como o novo rei português salvando desse modo a monarquia.  

Naturalmente que não foi tão simples, Dom João mestre da cidade de Avis, conseguiu vencer os espanhóis, assumindo o trono estabelecendo em definitivo a monarquia.  

A união e o apoio financeiro da burguesia, a participação de famílias importantes, foi decisiva para a vitória final.

Não é sem razão que durante a dinastia Avis, os reis desse período principalmente, apoiaram as atividades burguesas, transformando Portugal um país prospero graça suas atividades comerciais.   

Edjar Dias de Vasconcelos.