Mesmo com o sucesso das lojas virtuais muitas pessoas ainda tem duvidas se isso realmente é seguro, se poderá correr riscos de levar um golpe ou de seus dados serem usados indevidamente. Embora o mundo virtual seja algo cheio de armadilhas existem alguns cuidados que podem te salvar de grandes ciladas e aproveitar todas as vantagens das compras online.

Os cuidados a se tomar são simples mas são extremamente importantes para evitar grandes conflitos entre cliente e loja virtual. A primeira coisa a se fazer é procurar por lojas que já tenham maior credibilidade no mundo virtual e para se certificar se realmente é seguro existem sites de reclamações que fazem gráficos sobre a quantidade de reclamações feitas e se foram resolvidas, assim podem ajudar a eleger a melhor loja para confiar os seus dados.

Sempre verifique se o site que está comprando tem um certificado digital de segurança, pois esse certificado é a garantia que seus dados vão ser bem protegidos e criptografados para que ninguém possa decifrar, mesmo que tente capturá-los e poderá ter certeza que o site é real. Outra coisa que deverá verificar é se existe o símbolo de um cadeado na barra de endereço do navegador antes de efetuar o pagamento para indicar autenticidade e segurança, mas para evitar fraudes clicando em cima desse cadeado para ver se este certificado foi feito pela empresa do site e se esta dentro do prazo de validade, se isso não aparecer ou for irregular não prossiga com a compra, pois pode ser um site mal intencionado. É muito importante manter o navegador e o sistema operacional atualizados para que os bugs sejam corrigidos.

Descarte os e-mails marketing que vão diretamente para os spans ou e-mail enviados sem serem solicitados, também desconfie dos preços muito baixos, pois correrá o risco de não receber o produto e se a loja insistir muito em realizar o pagamento em depósito bancário também deverá tomar muito cuidado. Para maior segurança poderá fazer suas compras em lojas que contenham sistemas de pagamentos que garantem total segurança e faz a devolução do seu dinheiro caso não receba o produto.

Verifique se os telefones e e-mails de contato são verdadeiros e poderá procurar em alguns sites especializados se a empresa realmente existe com os números do CNPJ, um site do governo poderá ser muito útil para realizar buscas de reclamações. Quando realizar a compra guarde todos os dados que são enviados por e-mail pela loja e certifique-se que a loja emitirá uma nota fiscal. Verifique também se a loja te dá uma data prevista para o produto chegar, pois a loja confiável sempre utiliza serviços de transportadoras que fazem carretos em geral ou também poderá mandar seus produtos através da empresa responsável pelas correspondências no país garantindo um transporte rápido e seguro.