Importados viraram o sonho de consumo de muita gente e também o pesadelo dos iniciantes.
Comprar da China é legal e é um direito garantido a todo cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica desde que se observem algumas normas, veja as regras no site da Receita Federal na parte que fala sobre aduaneiras.
Apesar de ser um direito adquirido é necessário observar alguns pontos importantes referente à segurança, pois a maioria dos iniciantes acaba tendo sérias dores de cabeça porque na prática a importação é um pouco diferente do que se é ensinado por aí em vários sites do tipo ganhe dinheiro rápido, enriqueça importando da China, etc.
Vamos aos pontos mais importantes e práticos:
1º A escolha do fornecedor: Existem milhares de fornecedores chineses, mais poucos são realmente confiáveis. Para encontrar esses fornecedores eu gastei três anos testando e claro levando muitos tombos, primeiro que me venderam uma lista com mais de 300 fornecedores e dessa lista aproveitei somente um fornecedor, os outros quando não eram fakes e eu nunca mais via meu dinheiro, os produtos eram descartáveis estragavam em poucos dias, não completavam nem o período da garantia. Então você me pergunta mais eles não dão garantia? Sim dão, porém quando fui consultar os correios pra fazer uma devolução o valor do frete de envio do Brasil para China era maior que o valor do produto, acabei jogando eles no lixo. Em segundo lugar a maioria desses fornecedores não tem familiaridade com as Leis de importação do Brasil então muitos dos meus produtos ficaram presos na alfândega e nunca mais consegui tirar. Conclusão; é necessário escolher o fornecedor com muito cuidado, mais com tudo isso me ficou a experiência e hoje consigo importar através da minha empresa China Mix com toda segurança e o que é melhor dentro Lei. Meus clientes têm a garantia de que seus produtos não serão apreendidos porque não importamos produtos ilegais e tem a garantia de que não terão cobrança de impostos porque nós nos responsabilizamos pelos impostos, e terão produtos de qualidade porque nossos fornecedores são de confiança.
2º Depois de garimpar os fornecedores é hora de conhecer as formas de envio. Basicamente existem duas formas principais usado pela grande maioria dos Dropshipper, ou seja, os intermediadores de importação; Envio por Airmail e envio expresso através das transportadoras DHL, USP e SEM.
Por Airmail o envio é mais demorado leva cerca de 25 dias úteis para entregar no Brasil mais também é a forma mais simples e menos burocrática.
Por transportadoras a grande vantagem está ligada ao tempo de entrega, geralmente varia de 7 a 10 dias útil, mais tem uma desvantagem muito grande, o valor do frete é muito caro cerca de $38 por kilo e isso oneram os impostos que são cobrados encima do valor do produto + o valor do frete, sem contar que é muito mais burocrático porque os impostos são recolhidos na hora da entrega, ou seja, você preenche os formulários pega a guia paga e depois liga para a transportadora pra ela fazer a entrega. Muitas vezes dependendo da boa vontade da transportadora e do fluxo de trabalho da Receita Federal o tempo acaba ficando perto dos 15 dias úteis, e aí eu pergunto quem espera 15 dias não pode esperar 20 ou 25? Bom eu prefiro airmail.
O 3º ponto e talvez o mais importante de todos seja a forma de pagamento: Aqui vai um conselho principalmente para os iniciantes, usem as intermediadoras de pagamento para qualquer compra feita na internet.
As mais conhecidas e mais seguras são: Paypal, PagSeguro, Pagamento Digital, Moip e Mercado Pago, dêem preferência para os sites que disponibilizam essas formas de pagamento, elas são seguras e minimizam as dores de cabeça que podem surgir no futuro. Algumas como o PagSeguro e o Pagamento Digital liberam o pagamento para o vendedor em 14 dias, mais não se preocupe, apenas observe se já lhe foi enviado o código de rastreio e se já é possível rastreá-lo no site dos correios, em regra geral mesmo depois do pagamento liberado você terá 45 dias para registrar uma reclamação e pedir seu dinheiro de volta caso a mercadoria não chegue.
Bom com tudo isso se tomar esses cuidados é sim possível diminuir os riscos e a dor de cabeça das importações. Agora também é possível não ter problema algum se você importar através de pessoas que já tem experiência.
Se precisar pode importar conosco é só entrar em contato ou acessar nosso site: www.chinamix.com.br, terei um enorme prazer em lhe ajudar.