A Secretaria de Educação informou que uma equipe de manutenção e instalação de telas de proteção foi enviada na manhã desta segunda-feira à EMEF Professora Rosa Tomita, no Jardim São José 2 zona leste, para avaliar a situação das Telas de proteção contra pombos e tomar as devidas providências.

A Secretaria está ciente da proliferação de pombos em várias unidades da rede e vem tomando algumas medidas emergenciais como a manutenção das telas de proteção nas unidades e a troca de forros em alguns casos com mais problemas.

A questão dos pombos nas escolas já é um problema bem antigo que requer um programa mais completo para que seja solucionado. As unidades da rede municipal não foram construídas para evitar a presença deles nas escolas. Assim, as redes de proteção apenas tem minimizado o problema.

 

Como Tentar Controlar?



A primeira coisa a se fazer é contratar uma empresa ambiental, que seja especializada na prevenção e controle de proliferação dos pombos, a secretaria nos informou que está em fase de contratação para ajudar a  solucionar o problema por definitivo. Desde a educação ambiental junto à comunidade escolar (evitar dar alimentos aos pombos), junto com a instalação das redes de proteção adequadas, repelentes apropriados e demais procedimentos. A intenção da é dar início o quanto antes.

Alguns projetos já estão sendo elaborados para a construção de novas unidades escolares, esses projetos já contam com medidas preventivas em relação à proliferação de pombos, desde os tetos adequados, restaurantes fechados e outras formas de prevenir a praga.