Lançado em julho de 2003, o MSN Messenger 6 trouxe uma inovação que até hoje é sucesso no comunicador instantâneo mais utilizado no mundo. Os emoticons, um recurso utilizado para deixar as conversas mais animadas, que surgiu nessa versão do MSN e modificou muito a comunicação entre amigos.

Desde o começo da comunicação instantânea via internet os usuários criavam carinhas usando os caracteres do teclado para produzir algo próximo de uma imagem. Exemplo está na expressão J, formada pela junção dos símbolos “:” e “)”.  O smiley, figura muito famosa dos bate-papos da internet, ganhou variações interessantes e se tornou animada graças a criação dos emoticons. Agora existem vários pacotes de smileys grátis para os fãs da bolinha amarela e sorridente. Eles representam choro, raiva, insatisfação, felicidade, pensamentos maldosos e puros. Usados no momento certo representam a ironia ou a reflexão sobre o assunto que está sendo discutido. Pode-se dizer que o smiley é um símbolo universal, todo mundo sabe o que ele significa.

O emoticon é uma imagem em formato GIF que apresenta uma pequena animação. Essa animação representa, num mundo até então povoado apenas por letras, símbolos e números, uma nova oportunidade de revelar ao amigo com quem se conversa pelo msn o estado em que se encontra devido ao que acabou de ler. Por exemplo, o que fica mais claro pra representar uma gargalhada, uma série de “k” digitados ou um emoticon da Valéria do programa “Zorra Total” dando uma de suas gargalhadas malditas? Apesar de não ter som, a simples visão da imagem deixa claro que estamos rindo do outro lado da tela. Uma frase famosa ganha muito sentido nesse caso: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Faz muito sentido no MSN pelo menos.

O emoticon também surge como uma forma de personalizar sua conversa. Pode revelar particularidades de cada usuário que um simples texto digitado não seria capaz de transmitir. Pelas imagens utilizadas sabemos quais os personagens que cativam, inspiram ou apenas habitam o imaginário de nossos amigos. O legal é que se você se interessar por algum dos emoticons de um amigo você pode adicioná-lo a lista dos seus próprios.

O único cuidado que devemos ter quando lidamos com os emoticons é sobre o excesso em seu uso. Como tudo na vida usado em excesso, o emoticon se torna prejudicial à conversa. Isso ocorre porque a janela de mensagens fica tão cheia de animações que se torna difícil e até exaustivo a tentativa de compreender o que significa cada uma daquelas animações. Portanto, seja sutil na hora de usar os emoticons. Aprenda sobre o melhor momento para utilizá-los e as conversas irão fluir de uma forma muito mais agradável para ambos.

Caso o problema esteja ocorrendo por causa de um amigo inconveniente que usa emoticons a todo o momento você pode evitar que eles sejam exibidos nas opções do próprio Windows Live Messenger. Como quase toda conversa no MSN é realizada entre amigos sinta-se a vontade para comunicar ao seu amigo que ele está exagerando na utilização dos emoticons. Algumas pessoas gostam tanto de usar emoticons que não percebem quando estão exagerando no uso e causando uma má impressão.

Considerando a multiplicidade da comunicação em nosso mundo contemporâneo não é difícil acreditar que há sites especializados apenas em oferecer emoticons para os usuários que adoram animar suas conversas no MSN. Baixar emoticon é uma atividade normal nos dias atuais. Primeiro porque poupa o usuário da necessidade de criar um emoticon. Outra vantagem é que o download de emoticons costuma ocorrer sempre em pacotes contendo vários deles ao mesmo tempo. Isso aumenta consideravelmente o número de emoticons disponíveis no seu bate-papo.

Se você não sabe como baixar emoticons se acalme. O processo é tão simples que você não encontrará dificuldade alguma, mesmo sendo um marinheiro de primeira viagem.

Mas o sucesso fica por conta dos emoticons engraçados. Criados a partir de eventos que circulam na mídia, eles representam uma afinidade do internauta com o que ocorre no momento na comunicação globalizada. São imagens de celebridades cometendo gafes, literalmente fazendo caras e bocas. Combinam com as celebridades instantâneas da internet, como a família “para nossa alegria”, ou podem advir de um animal simples executando uma ação incomum, como é o caso do hamster que volta sua cara para a câmera em sinal de assombro em uma relação com o que acabou de ficar sabendo.

Há algum tempo nas graças do internauta os memes aparecem como uma nova forma de representar estados emocionais e personalidades e já figuram entre os emoticons mais procurados.