Como Automatizar sua Loja


Pretendo, com este artigo, dar uma visão geral de como proceder com a Automação Comercial e Informática de um estabelecimento, seja na abertura, expansão ou aparelhagem de uma loja.

Devemos separar a loja em áreas específicas, para que fique mais claro o dimensionamento dos equipamentos. Normalmente os estabelecimentos são divididos da seguinte forma:


1 - Telefonia (Telefone, Modem, banda larga e banda larga 3G)

2 - Redes (Cabeada ou Wireless, switch, roteador, hub, antenas, acess point)

3 - Energia (No-break, Estabilizador, Filtro de Linha)

4 - Segurança (Equipamentos de CFTV)

5 - Computadores (Servidor do Sistema, Administrativo, Câmeras, Caixa)

6 - Terminais de Lançamento (Touch, Micro terminal)

7 - Impressoras (Fiscais, não Fiscais, de Produção, Cheques, Pulseiras, Etiquetas, Código de Barras)

8 - Periféricos (Ribbows, Etiquetas Térmicas, Coche, Bobina Térmica, Bobina 02 e 03 Vias, Fitas, Tonner, Cartuchos)

9 - Parte Fiscal - Posto Fiscal, Atestados, Intervenção Técnica, Atualização de Versão

O primeiro passo é claro saber em qual ramo vou operar, quais são as características ou as particularidades do meu negócio. Com está informação em mãos vou partir para o meu 1º Passo que é a escolha do Software de Gerenciamento.

O Software neste momento é a coisa mais importante do negócio, pois, é ele que vai determinar quais modelos de equipamentos são compatíveis para o meu negócio.

Com está informação em mãos, o 2º Passo é agendar uma Apresentação do Software, verificar seu funcionamento, custo, manutenção, cadastro de produtos e dúvidas.

O 3º Passo é uma visita ao local para verificação da estrutura: elétrica, rede, tamanho, espaço para a acomodação dos equipamentos.

Se o software foi aprovado, neste momento já conseguimos fazer uma Proposta Comercial, levando em consideração todos os equipamentos que o estabelecimento irá precisar informar sobre montagem, prazos, custos, contratos de manutenção.

4º Passo - Fechamento da Proposta Comercial, início do treinamento do software cadastramento dos produtos, lacração da impressora fiscal, entrega e montagem dos equipamentos, instalação da rede (cabeada ou wireless, switch, hub, computadores, impressoras fiscais, não fiscais, de código de barras, de cheques, gaveta de dinheiro, monitores, nobreaks, leitor de código de barras, antenas, busca preço, etc.

5º Passo ? Treinamento de como manusear os equipamentos e software

6º Passo ? Início das atividades, acompanhamento físico e suporte remoto

7º Passo ? Visitas periódicas para manutenção preventiva e corretiva

Tenho plena certeza que seguindo este passo a passo, qualquer pessoa, com qualquer nível de conhecimento conseguirá êxito nesta empreitada.
A DC Automação Comercial é especialista nesta área, nossos profissionais são extremamente competentes e possuem know-how de 1000 projetos instalados em todo o Brasil.

Atuamos em todos os seguimentos e em todas as classes do mercado.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Fábio Cabral
DC Automação Comercial e Informática
11 5565 3878
11 5678 4419
11 7811 6804
[email protected]
www.dcautomacao.com.br