A contagem de calorias não é uma exclusividade da dieta para emagrecer. Quem deseja engordar também precisa calcular a quantidade diária de calorias ingeridas para alcançar o seu objetivo. Afinal, quanto mais calorias ingeridas durante o dia, maior o ganho de peso. E uma ótima forma de aumentar a ingestão calórica é adicionando alimentos calóricos às refeições.

A falta de apetite é um dos fatores que mais contribui com a dificuldade para engordar. Além disso, ela também dificulta o aumento do consumo calórico na dieta para ganho de peso. Por isso, a melhor opção pode ser adicionar pequenas porções de alimentos calóricos às refeições que habitualmente são consumidas. Dessa forma, é possível aumentar a ingestão calórica sem aumentar drasticamente a porção do alimento.

Mas como engordar adicionando outros alimentos às refeições? O ideal aqui é usar a criatividade, mas existem alguns bons exemplos que podem ser aproveitados. Por exemplo, se você toma leite no café da manhã, comece, então, a adicionar a sua refeição mel, aveia ou frutas calóricas (como o abacate). A aveia também é um bom exemplo de alimento calórico que combina com quase toda refeição doce. Já as refeições salgadas, combinam muitas vezes com queijos e carnes.