A China é um país extremamente competitivo nas Olimpíadas e outras competições. Além de superpotência econômica, com economia crescente, comércio entre outros países através de grandes eventos e feiras como a Canton Fair, a feira multissetorial que acontece por lá e reúne empresas do mundo para parcerias internacionais, a China também é uma superpotência olímpica.

A disputa da China com os Estados Unidos não é somente em questões econômicas, mas também no quadro de medalhas. Afinal, qual a relação das Olimpíadas e a quantidade de medalhas de um país tão grande como a China e sua economia sempre em crescimento?

Os efeitos dos jogos no país

Com o evento esportivo, que aconteceu em 2008 na China, as Olimpíadas de Pequim, surgiu a preocupação sobre como a economia do país ficaria após o término dos jogos olímpicos. Alguns países já sofreram diversos efeitos negativos na economia após os Jogos Olímpicos como uma consequência ao menor investimento.

Durante os investimentos da China no período anterior às Olimpíadas, estimava-se que o PIB (Produto Interno Bruto) em Pequim chegasse a uma média de 11,8% ao ano. O investimento para as Olimpíadas impulsionaram o crescimento da cidade em 2007.

Os números na época antecedente às Olimpíadas

Nas Olimpíadas, foram gastos cerca de US$ 1,9 bilhões de dólares só na construção de estádios, e outros 280 bilhões de yuans foram gastos em infraestruturas urbanas, como melhorias no transporte, por exemplo, e no meio ambiente. Também foram criados cerca de um milhão e meio de vagas para oportunidades de emprego. Houve grande investimento na capital para receber os Jogos Olímpicos.

E não só Pequim se beneficiou do evento. Outras cidades também tiveram um crescimento relevante conforme iam se preparando para os jogos.

Com isso, podemos dizer que a organização das Olimpíadas impactou de forma positiva a economia chinesa, porém seu efeito impulsionador quanto à economia nacional foi bem limitado. Ainda assim, os jogos não tiveram força relevante para o desenvolvimento das cidades que sediaram as Olimpíadas.

A China no topo do quadro de medalhas nas Olimpíadas confirma que, ao analisarmos o ranking de medalhas, as posições mais altas correspondem à ascensão econômica e política recente dos países.