O franqueamento ou franchising é o método pelo qual uma empresa já consolidada, conhecida como franqueadora, concede os direitos de uso de sua propriedade intelectual (marca, patentes) e do seu conhecimento operacional para outra pessoa, conhecido como franqueada.

As franquias surgiram nos EUA há mais de um século e chegaram no Brasil a partir dos anos 60, sendo utilizado primeiramente pelas redes de idiomas. Atualmente todo o processo de franchising é regulado por lei, para evitar abusos de ambas as partes (franqueador e franqueado)

Além de ser um modelo de negócios que tem crescido a cada dia, o sistema de franquias possui uma vantagem muito grande quando comparada à abertura de um negócio próprio: você terá acesso ao conhecimento e suporte da empresa franqueadora. 

Isso significa muita coisa, desde o auxílio para a escolha de um ponto adequado ao negócio, passando por treinamento operacional, treinamento de vendas, auxílio para escolher os funcionários para o seu negócio, até mesmo aproveitar dos esforços de divulgação feitos pela franqueadora.

Se você acha que abrir uma franquia pode ser difícil, porque você não dispõe de dinheiro para investimento, recomendo a leitura do artigo 'Fontes de recursos para abrir uma franquia'. Nele você descobrirá formas de se abrir uma franquia mesmo sem possuir todo o dinheiro do investimento inicial.

Caso tenha gostado do artigo, deixe seu comentário.