A Internet no Brasil vem se popularizando principalmente graças as ferramentas de busca (ex. Google), de comunicação (ex. E-mail, MSN) e sites sociais (ex. Orkut). Mas muitos outras ferramentas disponível online não são utilizadas porque as pessoas desconhecem a sua existência. E ao não saber que algo existe, não irão buscar por isto em fontes como o Google.

Até mesmo a os usuários experientes no uso da Internet é difícil ter uma visão geral devido a grande diversidade e velocidade com que novos recursos surgem. Assim eles também acabam não aproveitando parte do potencial da Internet.

Proposta:

Um recurso popular na Internet são as listas do tipo "Os melhores sites para X" (Exemplo: "Os melhores sites para criar seu blog grátis"). Para criar listas melhores pode-se tomar como inspiração a Wikipédia, que utiliza o formato wiki para ter um acervo abrangente e atualizado.

Em um guia de sites no formato wiki várias pessoas poderiam incluir novos sites, excluir os links quebrados, mantendo as listas atualizadas. E essas listas teriam também uma maior abrangência pois quanto maior o número de colaboradores menor a probabilidade de um bom site não estar presente na lista.

Foi pensando nisso que foi criado o guia comunitário de sites: webmap.in.