Como aproveitar o Ensino à Distância

Jaqueline Ribeiro Viana Coelho

O ensino à distância prevê a flexibilidade do aluno em criar o seu próprio cronograma de estudo e aprendizagem, uma vez que subentende que cada um conhece o seu melhor horário e o modo de se organizar tendo em vista o melhor aproveitamento nos estudos.

Segundo o texto "Aprender a estudar a distância", cada sujeito tem o seu modo diferencial de aprendizado e se houvesse para o aluno adulto um único roteiro a fim de ser seguido, seria como se engessasse o conhecimento anterior de cada um.

Esta nova modalidade de ensino não exclui a importância da troca de informações e conhecimentos entre os demais colegas e tutores. È recomendável a formação de um grupo de estudo buscando sempre analisar criticamente as informações disponíveis.

É extremamente relevante saber a aplicação deste conhecimento que será adquirido para a sua prática profissional, relacionar a nova matéria com as experiências vividas tendo claramente os objetivos que levaram o aluno a realizar o curso a fim de desenvolver o correto aprendizado.

Um ponto muito questionado trata-se do processo de aprendizado do aluno em relação a ser um receptor passivo ou ativo. O ideal é que o aluno principalmente no ensino à distância busque maiores conhecimentos, não exitando em tirar suas dúvidas com o orientador acreditando que sozinho saberá todas as questões.

No texto "Aprender a estudar a distância" pontua que o pior inimigo do aluno neste módulo a distância é o adiamento das tarefas, leitura e trocas de conhecimentos com colegas e tutores. Acumulando dúvidas e ficando sobrecarregado no cumprimento das tarefas.

O aluno adulto que deseja concluir o ensino à distância, não contando com a presença de um professor diariamente, deverá se conhecer, desenvolvendo sua autonomia no processo de aprendizado. O ideal é possuir metas a fim do aluno não acumular atividades e leituras e também criar rotinas de conversação e interação com tutores e colegas.

Para se ter sucesso nesta modalidade de ensino à distância, o aluno deverá seguir algumas regras básicas que constam no texto "Aprender a estudar a distância", tais como; 1º organização; 2º Administração do tempo; 3º Utilização do tempo com eficiência; 4º Reserva de um local para estudo; 5º Criação do grupo de estudo; 6º Aproveite e freqüente o pólo de estudo; 7º Acesse regularmente o ambiente de aprendizagem, tais como; salas de bate papo, fóruns de bate papo e aulas virtuais.

Enfim, por meio de um roteiro individual que respeite a subjetividade de cada aluno e a utilização do material didático disponível de forma articulada a todos os demais recursos de aprendizagem deste curso, somando a disciplina e organização o aluno, este estará apto a ter um bom desenvolvimento no curso à distância.

Referências Bibliográficas

Aprender a estudar a distância . http://seed.lcc.ufmg.br/moodle/

FERREIRA, Zuleika Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo. O perfil do aluno de educação à distância no ambiente teleduc. Disponível em http://aveb.univap.br. Acesso no dia 15 de maio de 2010.
MARQUES, Camila; TAKAHASHI, Fábio. Aluno de ensino a distância deve ser disciplinado e independente. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br . Acesso no dia 15 de maio de 2010