Aqueles que querem fazer um estudo prático do violão para começar a tocar suas primeiras músicas, deparam quase sempre com um problema que é a diversidade de nomenclatura ou cifragem dos acordes, e a partir daí, divergência e dificuldade de entendimento entre os que aprenderam por diferentes processos.

E essa tem sido uma das grandes barreiras para quem estar começando tocar um violão ou qualquer outro instrumento musical harmônico. Sabe-se que toda força de vontade supera qualquer barreira, sei que existem outros fatores que de fato dificulta o aprendizado, como por exemplo: o não ter um instrumento próprio para treinar em casa e praticar algumas horas do seu dia, ou para treinar os exercícios que o seu professor passou durante as aulas se for o seu caso que possui aulas presenciais.

Eu mim lembro que quando eu comecei a aprender tocar violão juntamente com uns dos meus irmãos, agente não tinha condições de comprar um, pois naquela época, os preços de violões populares eram muito caro, então ou agente pegava um pedaço de madeira e desenhava as casas e cordas num formato do braço do violão para formar os acordes e treinar os exercícios ou pegava emprestado com um dos nossos colegas que tinha um violão para treinar, até conseguirmos  compra um, mas durante essas dificuldades já mais desistimos de aprender

E hoje é muito fácil de conseguir um violão seja novo ou usado com preços bem acessíveis, e além da facilidade de encontrar um instrumento barato você também pode encontrar diversos tutoriais de como aprender a tocar violão, através de artigos de textos e vídeos pela internet que ti ajudará muito no aprendizado. Porém eu não aconselho aprender sozinho a não ser que, você já saiba tocar alguma coisa no violão e quer simplesmente aperfeiçoar o seu conhecimento de aprender coisas mais complexa. Pois a maior dificuldade de aprender sozinho são as dúvidas que você vai encontrar durante o aprendizado e conseqüentemente você não vai poder tirar essas dúvidas, por não ter um professor para sanar essas dúvidas.

Então se você tem esse desejo de aprender a tocar um violão ou outro instrumento, aprenda com paixão, pois acredite que quando você começar a aprender tocar a primeira música, vai lhe dar uma sensação muito boa em que você vai se empolgar e querer aprender mais para tocar várias outras músicas. Simplesmente persista quando vier alguma dificuldade no processo do aprendizado, pois todo aprendizado, existem área simples de compreender e também as mais complexas, pois isso faz parte do aprendizado, o que vai diferenciar é a sua motivação de querer aprender.