Muitas pessoas gostariam de aprender a tocar um instrumento e o violão é geralmente o que vem primeiro pela cabeça, porque elas pensam que só precisam de algumas lições fáceis de violão para virar um profissional.

violao

Infelizmente, não funciona dessa maneira. Dominar uma nova habilidade leva um certo tempo de muita prática e determinação.

Não há uma maneira fácil de como aprender a tocar violão e você tem que ir por etapas no seu aprendizado. Isto não é para desencorajá-lo a seguir este caminho a tocar violão, mas sim para você se preparar para o que está por vir.

Se você seguir sua jornada pensando que você vai aprender a tocar em apenas algumas semanas, você vai ficar desanimado e vai desistir antes mesmo de começar. Mas se você seguir sabendo que esse processo requer um pouco de comprometimento de sua parte, você terá sucesso.

Você pode aprender a tocar violão em livros, em cursos locais na sua cidade ou até mesmo pela internet. Você decidirá de qual forma você quer prosseguir. Nesses 2 vídeos, por exemplo, você vai descobrir como começar seus estudos no violão:

Segue o próximo vídeo:

No site www.aprendaviolao.net também tem bastante coisa e vale a pena da uma olhada.

É possível aprender violão sozinho sem a ajuda de nem um profissional, contanto que você está motivado o suficiente. Muitos músicos e cantores famosos aprenderam e desenvolveram seus talentos sozinhos.

Quando você está aprendendo a tocar violão, você vai perceber que seus dedos vão está um pouco doloridos nos primeiros dias ou semanas.

Isso acontece porque seus dedos não estão acostumados a esses movimentos repetitivos e eu quero que você saiba que isso é normal.

Continue sempre tocando regularmente caso contrário você vai desacostumar seus dedos e começar tudo desde o início novamente.

Quando você descobrir qual método de aprendizado funciona melhor para você, aí você prossegue com ele.

Talvez você ache mais fácil treinar sozinho com um livro ou DVD de acordes, ou talvez você precise de um professor para te mostrar o caminho.

Nós somos diferentes e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para você.

Um princípio fundamental para qualquer um que deseja aprender praticamente qualquer instrumento é se comprometer em praticar regularmente, pois a prática leva a perfeição.

Quando você está somente começando a aprender a tocar violão, você deveria tentar encontrar um lugar calmo para praticar onde você não terá nenhum incômodo.

Eu sei, ouvir um iniciante tocando violão não é muito prazeroso, mas não deixe que seus familiares ou amigos tirem sua motivação.

Se você quer realmente tocar violão você vai precisar passar com cabeça erguida por essa fase.

Tente treinar todos dias, mesmo se for apenas por alguns minutos. Quando você tiver um tempo livre sobrando,  pegue seu violão e pratique.

Bons estudos!