No artigo dessa semana iremos abordar sobre as que mudanças que ocorreram na comunicação com a chegada da internet, a comunicação se tornou mais escrita, as pessoas estão tendo a necessidade de que escrever mais e para isso está tendo que ler mais e estão sendo levadas a se utilizar de um código adequado que lhes proporcione retorno apropriado e eficaz tanto na vida particular como profissional.

As pessoas estão mostrando mais seus textos, é preciso se preocupar com a linguagem, pois se a linguagem for falha isso vai comprometer o todo o trabalho a ser entregue, as pessoas precisam se preocupar mais com a linguagem, principalmente no mundo corporativo onde se cobra mais o uso da linguagem correta devemos entender que a gramática existe para resolver os problemas da comunicação, a reforma ortográfica teve como mérito forçar a pessoa se a se preocupar mais com a escrita e o modo de falar.

A comunicação interpessoal é muito importante é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. A boa comunicação facilita o trabalho em equipe existem pessoas que são admitidas pelas competências técnicas e demitidas por comportamento, ou seja, não conseguem se comunicar sem berros e ironias ou não conseguem trabalhar em equipe por falha na comunicação.

A comunicação interna ficou mais fácil com a internet os colaboradores, podem ter blogues, MSM coorporativo, usar e-mail para divulgar projetos sociais enfim é um canal de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade com o objetivo de possibilitar um relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno da empresa. Em uma comunicação profissional onde a comunicação será feita para toda a empresa ou para fornecedores o comunidade deve-se evitar o uso do jargão ou gíria profissional, estes devem apenas ser usados conforme o nível de conhecimento dos interlocutores, por exemplo, medico x médicos ou engenheiros x engenheiros.

Outro ponto interessante é como as pessoas reagem ao uso de as palavras estrangeiras ou o (estrangeirismo), é esse caso da palavra deletar que importamos da língua inglesa mas na realidade o termo vem do latim e significa apagar, inclusive apagar tem o mesmo números de silabas então porque usar na comunicação do dia a dia porem algumas palavras não podemos traduzir principalmente as usadas pela TI e administraçãoé caso da palavra marketing que em uma tradução seria algo como fazendo o mercado o que obviamente não expressaria o real conceito do termo em português .

Quando a empresa vai montar um departamento de comunicação este deveria se localizar na área se RH da empresa, sua equipe deveria ser é multidisciplinar, profissionais como administradores ou jornalista, economistas ou advogados que tratariam tanto da comunicação externa quanto interna.

Existem varias línguas dentro de uma língua, há o dialeto social culto, comum, regionalismo e as pessoas e as empresas tem que conhecê-los para se comunicarem eficientemente nunca se deve escrever como se fala ou falar como se escreve. Um caso interessante aconteceu com um rapaz que enviou um e-mail a um amigo e escreveu um e-mail usando a linguagem de MSM e copiou para o gerente, esse rapaz foi chamado pelo gerente para traduzir o texto, a mensagem pode ser copiada de forma oculta para outras pessoas por isso é preciso tomar cuidado.

Outro ponto abordado na entrevista fala dos cuidados que devemos ter ao fazer um jornal interno devem-se evitar gírias, respeitar as normas padrões, escrever bem em uma linguagem simples objetiva e direta, ou seja, escrever em uma linguagem que atenda a massa.

A comunicação faz parte da estratégia da empresa e problemas de comunicação externa e interna desgasta a imagem da empresa e da marca frente ao publico, ao criar uma canal de comunicação como uma Chat, serviço 0800, SAC oufale com o presidente para os cliente e não saber se comunicar com eles pode ser prejudicial para a empresa é preciso testar esses canais pois problemas de atendimento por esses canais podem afastar clientes ou ate mesmo trazer problemas como multas por mal atendimento.

As empresas modernas sabem que uma comunicação eficaz e eficiente pode levar uma organização a obter informações importantes que a façam se destacar no mercado ou se anteciparem sobre os seus concorrentes. Quando a comunicação é clara, leal e simples e torna-se parte cultura organizacional faz com que todos ganhem.