Nem todos conseguem sair com a sua bicicleta quando é um dia de chuva. O desconforto parece ser muito grande que vários acabam por deixar a bicicleta em casa, ainda que isso signifique em perder um bom tempo a mais no engarrafamento ou mesmo aguentar todo o aperto no transporte público, situações que só pioram nos dias assim.

Foi pensando nisto, que resolvi montar aqui nesse artigo ótimas dicas para te dar uma força para andar de bicicleta na chuva e continuar mantendo a sua liberdade.

Não Tenha Medo da Água

Quem mora na cidade grande já aprende desde bem cedo a sempre se esconder da água que vem do céu, seja dentro de uma casa, debaixo de um guarda-chuva ou mesmo dentro de um carro. Além disso, o carro é utilizado várias vezes como um grande guarda-chuva espaçoso e caro: fecha o tempo e lá vamos nós com o carro até a esquina…

A primeira etapa para poder andar de bicicleta na chuva é notar que ela faz parte da vida. É essencial para que seja feita a produção de alimentos nas lavouras, para toda a sobrevivência de plantas e animais, para ajustar a temperatura do ar e até mesmo para limpar a poluição de nossas cidades grandes. 

Aceite-a como se fosse um presente que a natureza nos dá, como parte fundamental do que somos hoje e de o quanto caminhamos como espécie para chegarmos até aqui. A chuva é como a vida. Mas muita calma por aí, você não tem que criar uma paixão repentina por tomar banhos de chuva! Também não deve passar todo o dia trabalhando com a sua roupa toda molhada, se não pega um resfriado.

E é aqui que começam as nossas dicas pra vocês de como andar de bicicleta na chuva. Claro que se notar que vai ser uma chuva mais rápida, vale mais a pena aguardar uns 10 ou 15 minutos embaixo de uma cobertura, mas na maioria das vezes isso não é previsível ou possível. Uma dia você vai precisar encarar alguns pingos de chuva.

Tenha uma Capa Boa

Só de pensar andar de bicicleta na chuva, várias pessoas pensam logo nas capas que os motociclistas utilizam. No entanto, mesmo sendo muito eficientes para prevenir a entrada do frio e da água, são muito inadequadas para serem usadas com a bicicleta, por que bloqueiam toda a saída do calor do nosso corpo e também da transpiração. E pra piorar ainda mais, limitam muito os nossos movimentos.

A melhor alternativa para andar de bicicleta na chuva é utilizar a capa de chuva mesmo, e de preferência aquela do modelo poncho, que vai tampar todo o seu tronco, a sua cabeça e uma boa parte das pernas. Há capas características para serem usadas com a bicicleta, com o tecido mais leve e algumas aberturas bem estratégicas para possibilitar que o calor do seu corpo saia e a transpiração possa evaporar.

A opção mais em conta, porém muito eficiente, são aquelas capas para chuva descartáveis e transparentes que são encontradas até mesmo em bancas de jornal.

Instale Bons Paralamas

Paralamas são sem dúvidas fundamentais na hora de andar de bicicleta na chuva. A chuva que vem de lá do céu é limpa, mas aquela água que o pneu do carro espirra do chão e que sobe para cima é muito suja, seja por poeira e terra e devido ao óleo que pinga do motor dos veículos. Sem o Paralamas, toda essa água vai bem no seu rosto e também direto nas suas costas.

Quanto maior for o seu Paralamas, melhor vai ser. Mas como as nossas bicicletas brasileiras dificilmente têm um suporte apropriado para a instalação, é necessário escolher modelos que possam prender no canote por debaixo do garfo.

Deixe os Seus Pés Sempre Secos

Uma outra opção bastante eficiente e bem barata (ainda que seja um tanto estranho) é colocar os seus pés em sacolinhas plásticas e amarrar, e pode daquelas do supermercado mesmo. Mas muita atenção: é fundamental manter suas meias do lado de dentro da sacola também, isso para que a água não possa infiltrar por meio delas!

É aconselhado a utilização de 2 sacolas em cada pé, e uma por cima da outra para andar de bicicleta na chuva. Hoje em dia já existe um acessório que é vendido em outros países que é chama de overshoes, que é uma boa cobertura impermeável para tampar o seu calçado da chuva. Ele funciona muito bem, mais o ruim é que ele é quase impossível de se achar aqui no Brasil.

Existe também a alternativa de utilizar um calçado que você não ligue muito se ele molhar, levando um outro guardado na sua mochila, para que você possa trocar quando chegar ao seu destino. Você também pode pedalar com o seu chinelo, papete ou mesmo a sua sandália. Mas sempre tome cuidado por que o seu pé pode acabar escorregando do pedal quando estiver pedalando, ou mesmo quando você apoiá-lo no chão quando for parar sua bicicleta.

Use Luvas Sempre que Possível

Usar as luvas é ótimo para andar de bicicleta na chuva, e é recomendado até mesmo nas situações normais, por que protegem as suas mãos no caso de alguma queda e também por evitar as possíveis irritações na mão, que fica constantemente em atrito com o guidão. Nos dias de chuvosos, ficam bem mais úteis ainda, pois evitam que as suas mãos escorreguem no guidão.

Quanto ao modelo da sua luva, vai depender se está calor ou frio: no frio, o melhor é utilizar as com dedo tampado, para que a sua mão não se enrijeça. O essencial é que seja um tipo em que a sua mão não deslize do guidão, por isso o certo é adquirir luvas voltadas para o ciclismo.

Controle a Sua Transpiração

Embaixo da sua capa de chuva, a transpiração pode evaporar bem menos e se tornar muito mais aparente. Para você não ficar tão molhado por dentro da sua capa do que está por fora, pedale um pouco mais devagar, respire calmamente e faça algumas paradas. E nunca se esqueça de se hidratar durante o percurso, e se ela estiver gelada é melhor por que vai ajudar a resfriar o seu corpo.

Se Possível Sempre Leve uma Roupa Extra

Mesmo que você sempre se proteja, pode acontecer de que a sua roupa acabe molhando um pouco. Especialmente a sua calça, que acabar sujando com toda a água do chão que espirra. Por isso é fundamental levar uma roupa a mais, mesmo que somente para o caso de uma eventualidade. Se você no escritório tiver uma gaveta, deixe nela um camiseta ou camisa, uma calça e também um par de meias. Ou então, você pode levar tudo em uma sacola, dentro da sua mochila.

Se Troque ao Chegar no Destino

Quando você andar de bicicleta na chuva e chegar no seu destino, é fundamental você trocar logo todas a sua roupa que ficou molhada (ou mesmo dar um jeito de conseguir secá-las, utilizando por exemplo um papel toalha).

Vale lembrar aqui de que não é apenas por tomar uma chuva que pode te levar a ficar doente: é permanecer com seu corpo gelado devido a roupa molhada, após passar por todo o calor da pedalada. Especialmente se você for para um lugar que tenha ar condicionado.

Fique Muito Atento nas Ruas

Sempre tome muito cuidado para não acabar escorregando, sobretudo quando começar a chover. O óleo que pinga dos automóveis se junta com toda a água e o chão acaba ficando muito escorregadio. Atenha uma atenção a mais nas descidas, nunca deixe a bicicleta chegar a uma velocidade alta para não ter que frear bruscamente, o que pode levar a quedas.

As faixas dos pedestres e várias outras marcações com tinta no chão também ficam muito escorregadias durante uma chuva. Nunca freie em cima delas, só em últimos casos. Tampas de bueiro e grelhas também podem levar a escorregar. E as chapas planas de metal, utilizadas para tampar buracos e reformas no asfalto, se tornam um sabão quando em dias de chuva, tome cuidado!

Se não haver como desviar desses pontos de risco, deixe a sua bicicleta “imóvel” quanto você estiver passando por cima deles, indo em uma linha reta sem mudar de direção. E nunca freie em cima desses lugares, deixe pra depois quando os pneus chegarem ao asfalto.

Sempre evite passar por lugares onde existe um acumulo de água e que não lhe possibilite ver o que tem no asfalto. Pode ser haja um buraco escondido ou mesmo uma tampa de bueiro que esteja aberta! Não se arrisque em pedalar em lugares que estejam alagados, você pode acabar se machucando e contrair algumas doenças.

Enfrentar a Primeira Chuva

Sem dúvidas a primeira chuva é bem difícil de se esquecer, especialmente quando ela consegue nos pegar de surpresa. Mais a primeira tempestade que conseguimos é uma verdadeira libertação. Você nota que as condições que tempo se encontra não mais te impede de ir com a sua bicicleta, mesmo nos dias de chuva.

Andar de bicicleta na chuva tem meio que um sabor de molecagem que a mãe nunca nos deixa fazer, como uma transgressão bem lúdica de uma regra muito boba que os adultos criaram, de ser o dono de si próprio e fazer o que bem quiser.

Se você curtiu este artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.