A maioria das pessoas pensam que marketing é só propaganda. Você faz parte dessa maioria?

Marketing é o direcionamento da empresa para descobrir carências, necessidades, valores e tendências de um mercado alvo e adaptar-se para satisfaze-lo da melhor forma possível, sendo portanto, mais eficiente e eficaz do que os seus concorrentes. Por este motivo uma ação de marketing envolve a compreensão global do mercado, visando melhorar o processo de comunicação e relação da organização com o seu público alvo.

Para melhor estruturar as ações de marketing de uma empresa devemos desenvolver um plano de marketing que deve entre outras coisas:

  • Avaliar a situação atual do mercado;
  • Definir os objetivos e metas do marketing, ou seja, quais resultados devem ser alcançados;
  • Desenvolver táticas, ações, orçamentos e controles para garantir que os objetivos e metas sejam cumpridos.

Mas quais elementos devemos utilizar no nosso plano de marketing?

Devemos utilizar o composto de marketing também conhecido como os 4 (quatro) P’s do marketing.

Mas quais são esses 4P’s do marketing?

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça (Distribuição);
  • Promoção.

Vamos ver um a um dos 4P’s e saber como podemos utilizá-los na nossa empresa.

Produto

Vamos considerar o produto como sendo um bem tangível (produto) ou um bem intangível (serviço). Um produto é um bem ofertado a alguma pessoa ou empresa que necessita saciar alguma necessidade, e por este produto será dado em troca uma compensação financeira. O produto sempre terá características essenciais as necessidades do consumidor.

Para que o seu produto seja melhor aceito pelo mercado ofereça benefícios extras como: entrega grátis, garantia estendida, embalagens diferenciadas, entre outros.

Fazer com que o seu público alvo perceba mais qualidade no seu produto ou serviço e de fundamental importância.

Preço

Preço é o quanto o seu consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço, ou seja, o quanto ele vale para o seu consumidor.

A grosso modo para estabelecermos um preço para o nosso produto ou serviço devemos levar em consideração alguns fatores:

  • Custo de produção ou aquisição;
  • Valor médio praticado no mercado;
  • Reação do consumidor com relação ao preço.

O ideal é que você consiga oferecer ser produto a preços competitivos e mantendo um bom nível de qualidade.

Praça

Vamos dividir a praça em duas vertentes.

A primeira diz respeito a localização da sua empresa. Você acha que a localização influência no seu negócio? Lógico que sim. Então estabelecer o seu negócio em um local próximo do seu público alvo e que possua toda a infraestrutura, estacionamento, segurança, comodidade, por exemplo, para que ele possa ir ao seu endereço sem maiores preocupações irão fazer muita diferença.

A segunda vertente da praça é a distribuição (canal de distribuição), ou seja, como o produto sai da produção até chegar às mãos dos clientes ávidos para consumi-los.

Promoção

Temos aqui dois aspectos: a promoção propriamente dita e a divulgação.

Entendesse por promoção fazer com que seu cliente tem contato com o seu produto ou serviço. Temos como exemplos: amostras grátis, apartamentos decorados, degustação de alimentos, teste drive, entre outras.

Já a divulgação está relacionada a fazer com que seu mercado alvo saiba que o seu produto existe, onde comprar, quanto custa, quais as formas de pagamento, entre outras informações. Para isso são utilizados os canais de comunicação, tais como: televisão, revistas especializadas, rádio, outdoors, mídias sociais, panfletos, entre outros.

É importante perceber que o marketing é a integração de vários fatores. Os 4P’s apresentados aqui servem de base para um plano de marketing, mas isso não quer dizer que no caso da sua empresa você irá utilizar apenas eles.

Veja o marketing como uma ferramenta que auxilia na relação da sua empresa com o seu cliente, estreitando os laços, melhorando a forma de comunicação e principalmente fazendo com que você sacie a necessidade do seu mercado alvo.

Agora elabore o seu plano de marketing baseado nos 4P's.

Sucesso!!!