"Puros são os objetivos do sol porque a cada novo amanhecer; aquece, ilumina e perpetua a vida das células vivas, obra do Grande Criador."

O surpreendente é que tudo que o sol faz, o faz sem sequer ter uma mente para pensar nos benefícios de sua insubstituível obra. E o mais incrível é que o sol nem sequer conhece àqueles por quem trabalha incansavelmente e a quem ilumina sem mesmo saber que apesar de toda luz recebida, muitos deles permanecerão no vale das trevas, da sombra e da morte.

O tempo e a história comprovam que a humanidade já viveu maus momentos de trevas morais. Sim, o mundo como um todo já viveu quase sem virtudes, numa escuridão de conduta como se não tivesse um norte a seguir.

Esta conturbada sociedade que, ao longo do tempo vem tateando sem rumo em meio a uma inexplicável crise de sentimentos e atitudes, é a mesma que quanto mais se degrada, mais afunda num interminável caos de escuridão moral. É como se não houvesse mais um padrão de conduta...

Parecem estar em dificuldades para perceberem-se perdidos porque a mola mestra que determina o rumo dos seus sentimentos e ações é tão somente a satisfação dos desejos pessoais, sejam quais forem e custe o que custar, não importando se nocivos ou não.

Até mesmo, os mais bem intencionados cristãos corremos o risco de imaginar que o a luz que este tenebroso mundo necessita será alcançada pelos recursos midiáticos ou mesmo pela sistematização da metodologia.

Talvez a solução para esta grave crise do caos moral que silenciosamente degrada a humanidade, seja seguir os conselhos dados por alguém, que aceitos ou não, é o mestre das palavras e o senhor das ações.

Sua obra de uns poucos anos, mesmo sem o auxílio da mídia abalou as estruturas da humanidade como nada ou ninguém, nunca o fez.

O Seu rápido legado é algo vivo irresistível e único, capaz até mesmo de abalar as estruturas mais resistentes como os valores do coração humano.

Sua vida, morte e ressurreição, apresentaram soluções para problemas que em realidade extrapolam em muito a compreensão humana.

Certa vez, apresentando a solução para o caos do pecado e para as trevas da escuridão moral do mundo, Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo." Mat 5:14

Essa máxima de Jesus esbarra num intransponível problema causado pela contaminadora e incontrolável ação do eu próprio que disputa com Cristo o trono do nosso coração.

Uma das formas para definir o eu próprio, é dizer que ele é um inimigo interno e pessoal, movido quase que exclusivamente pelo egocentrismo. Ele escraviza o seu hospedeiro tornando-o viciado e dependente dos mais baixos estímulos egoísticos, tais como: o incontrolável desejo de supremacia, a consumidora necessidade de reconhecimento e a insaciável busca pelos aplausos.

Por essa razão o homem natural, mesmo o cristão, não pode transmitir a verdadeira luz que ao iluminar o mundo não o faz como luz física, mas como um leyser espiritual capaz, até mesmo de transformar o coração e os valores do homem.

Não é mais segredo que a crise advinda da escuridão moral é causada pelo desconhecimento do caráter de Jesus.

Se admitirmos como verdade o que disse uma escritora norte americana que é o Espírito Santo quem faz da Palavra de Deus, lâmpada para os nossos pés e Luz para o nosso caminho.

Então entenderemos que é o mesmo Espírito Santo quem usa a luz da verdade como se fora um leiser com o qual vai cirurgiar os valores pessoais, operando em nós a retirada do eu próprio do trono do nosso coração, e preenchendo o vazio deixado, com o caráter de Cristo.

É só pelo milagroso ato de implantar no coração humano os predicados de Deus que o Espírito Santo nos faz refletir a verdadeira do céu.

Em verdade, os cristãos não produzem luz, apenas (refletem) a luz do caráter de Jesus ao repetir os Seus atos e ao adotar as Suas intenções.

É muito conclusivo fato de que lúcifer foi um "portador de luz" enquanto refletiu o caráter de Deus; mas quando escolheu refletir luz própria, se tornou satanás, ou, adversário de Deus.

O verdadeiro cristão não se esforça para brilhar, ele apenas reflete o Cristo que há dentro de si.

Então vemos que a sua luz será sempre e diretamente proporcional ao quanto de Cristo haja no seu interior, uma vez que ninguém pode refletir um Cristo que não o possui.

O único brilho que nos é permitido para iluminar as trevas humanas causadas pelo pecado, é refletir o caráter de Deus, qualquer outro brilho dimanado será tão somente mais uma exaltação do eu interior.

O mau caráter do bom pregador, silenciosamente calará o seu melhor sermão. O brilho de um mau caráter refletir-se-á em tudo quanto fizer ou sentir. Por isso o homem natural só poderá transmitir a verdadeira luz de Deus, á medida em que ele adote os valores de Jesus e vivencie na prática os predicados de Deus. Nada nem ninguém, poderá ofuscar a verdadeira luz nascida deste relacionamento, e assim os homens serão sempre muito mais cativados pelo nosso caráter do que pelo nosso melhor discurso.

Logo, os homens serão tão iluminados quanto de Cristo habite em nós.

Quando Jesus reinar no trono do nosso coração haverá pureza de intenções e libertação da escravidão dos baixos desejos pessoais. O reflexo do caráter de Deus em nosso viver diário será sempre a única e a maior prova de que estivemos com Jesus.