Algumas vezes você pode ser tentado a fazer uma compra só para satisfazer uma vontade ou um capricho que pode parecer inocente, mas que irá complicar no final do mês, ou no vencimento do cartão. Isso é muito mais normal do que se imagina, afinal quem não gosta de gastar e consumir?

A questão é não se deixar cair na armadilha dos juros bancários e na ilusão de que o cartão de crédito é uma ferramenta ilimitada de dinheiro. Para controlar gastos, por exemplo, não antecipar as contas com cartão de crédito, caso você não tenha dinheiro sobrando em caixa, pode ser uma boa estratégia para poupar, até porque as taxas de juros são altíssimas. Se o cartão já está com débito ou estourou, o ideal é se reorganizar e levantar todas as dívidas e suas taxas de juros. Dependendo da situação, será necessário renegociar as dívidas e assim se planejar para quitá-las. Uma forma de controlar os gastos de forma eficiente é fazendo uma planilha de controle de gastos fixos e variáveis mensais. Veja o que é supérfluo e que pode ser cortado agora e tenha disciplina para executar.

O tópico principal deste artigo, no entanto, é mostrar uma forma de usar o cartão de crédito e a poupança para alavancar o seu dinheiro fazendo disso um negócio pessoal lucrativo. Essa técnica é útil para pessoas que não tem muito para investir, mas ainda assim querem aprender um pouco mais sobre economia e poupar minimamente. A poupança, como investimento único, não é um bom investimento para renda pois sua taxa de retorno é muito baixa, mas para alavancar minimamente e criar um sistema básico de contas pessoais a pagar, funciona de forma interessante.

Planejamento financeiro: antes de tudo é preciso colocar no papel todos os gastos fixos e variáveis mensais para saber quanto de dinheiro está saindo e quanto entrando. Caso as finanças estejam controladas você pode começar a trabalhar a alavancagem.

Converse com o seu banco e levante se fazer transferências de conta corrente para poupança e vice e versa são isentas de quaisquer taxas. Tenha em mente o dia do vencimento do seu cartão de crédito, pois para trabalhar a alavancagem você deve ter disciplina para quitar os gastos do cartão totalmente antes de qualquer vencimento e assim não terá gastos com os juros.

Como funciona a alavancagem?

Você colocará na poupança parte da sua renda mensal e que você saiba que será o suficiente para quitar todos os gastos fixos e variáveis que você colocou em seu plano financeiro. A poupança começará a render juros de acordo com a data do aniversário, ou seja, data em que foi aplicada. Toda compra que você fizer no mês deve ser feita utilizando o cartão de crédito à vista e alguns dias antes do vencimento, com o boleto do vencimento em mãos, você apenas fará a transferência necessária para quitar a dívida daquele mês da sua conta poupança para a sua conta corrente e efetuará o pagamento do boleto.

Assim o pouco de juros que a poupança rendeu, foi a economia que você teve, pois não pagou os juros do cartão ao pagar no vencimento.

É muito importante fazer o pagamento total do cartão de crédito e até o vencimento, caso contrário, a alavancagem não funcionará, pois os juros cobrados do cartão serão mais altos que os juros que você receberá pela poupança.


Artigo por Invista Franquia