Fazendo uma pesquisa atualmente, me deparei com várias espécies de mosca que nem sabia existir. Nomes estranhos e moscas mais estranhas ainda, mas o que mais impressiona é o fato: como as moscas, não importa as espécies, daquele tamanho mínimo conseguem ser tão irritantes?
Voando em torno da sua cabeça, pousando na sua comida com aquelas patas sujas, fazendo um zunido irritante invadir seus ouvidos... É de perder a paciência. Mas o que nunca sabemos é: como finalmente nos livramos dessa peste?
A mosca que conhecemos é nomeada Mosca - Doméstica. Existem várias maneiras trabalhosas de acabarmos com elas, mas também exigem muita paciência, como perseguí-las pela casa com aquelas raquetes elétricas, jogar veneno de insetos nelas, tentando atingí-las enquanto não param quietas, ou esperar trinta dias ( tempo de vida de uma mosca ) até que ela caia morta sem ajuda de ninguém.
No mercado, existem vários aparelhos para atrair moscas e matá-las, mas como saber se eles realmente são eficientes? Para encontrar uma maneira de matá-las, precisamos conhecê-las. Me surpreendi ao ver que moscas não são de todo inúteis, mas apenas quando soltas em seu ambiente natural, quando podem determinar, por suas larvas quanto tempo um cadáver está morto, ou serem usadas para curar a gangrena, já que suas larvas apenas se alimentam de carne putrefacta.
Pessoalmente, prestei mais atenção às suas desvantagens, como por exemplo: maiores responsáveis por transmitirem doenças, um bicho sujo que pousa em lixo e depois em sua comida. A transmissão de doenças deve ser controlada, e assim como ela, a mosca.
Testei algumas formas que encontrei durante minha pesquisa para espantá-las, e as que funcionaram, e foram bem úteis, devo dizer, estão aqui:
1. Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas
2. Misture pimenta do reino em um prato com vinagre ou leite e deixe no ambiente onde as moscas incomodam, como em cima da mesa.
3. Para espantar moscas em mesas de churrasco, passe um pano umedecido em água sanitária. As moscas detestam este cheiro.
O resto, além de não ser muito prático, não dava grandes resultados, como eu mesma comprovei. Espero que essas maneiras ajudem vocês a evitarem as moscas... E lembrem-se: criadouros de moscas são águas paradas, sem peixes. Evite-os para que elas também sejam evitadas.